Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242031

Palavras-chave:

Educação infantil, Gestão escolar, Saberes da gestão escolar

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes que as gestoras mobilizam para desenvolver suas ações na gestão da Educação Infantil no município de Jaguarão-RS. Discute a Educação Infantil, a gestão escolar e os saberes da gestão escolar. Como instrumento metodológico, foram utilizados o grupo focal e a entrevista semiestruturada com as gestoras. Na análise, destacam-se a ausência dos espaços de diálogos e a necessidade destes na realização do trabalho de gestão. Nas considerações finais, aponta-se que em todos os momentos as gestoras descrevem nas suas ações os saberes do conhecimento, os saberes experienciais e os saberes que são produzidos na prática e na reflexão sobre ela.

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Biografia do Autor

Janaina Sosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS, Brasil

Especialista em Gestão da Educação Básica pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2020). Discente na Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA. Professora dos anos iniciais do ensino fundamental. E-mail: janainaribeiro.aluno@unipampa.edu.br

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA. E-mail: julianamachado@unipampa.edu.br

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Publicado

15.08.2022

Como Citar

Ribeiro, J. S., & Machado, J. B. (2022). Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RS. Linhas Crí­ticas, 28, e42031. https://doi.org/10.26512/lc28202242031