A natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241699

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Pseudociência, Educação

Resumo

O presente ensaio se propõe a analisar, criticamente, o discurso da pseudociência na sociedade contemporânea e descrever sobre as possibilidades de constituição de uma educação científica crítica. O atual período pandêmico fortalece a necessidade desta discussão, tendo em vista a grande quantidade de informações falaciosas e tendenciosas que foram e são propagadas todos os dias acerca das práticas científicas. Como pensar em uma educação científica que possa blindar-se dos efeitos deletérios das atitudes pseudocientíficas? Com efeito, acreditamos em uma educação que possa compreender a Ciência não apenas como conhecimento regulador, mas também como conhecimento emancipatório.

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Biografia do Autor

Sabrina Fernandes Gonçalves, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Educação Física pela UFG (2011). E-mail: sabrina_fernandes20@hotmail.com

Breno Santos Barbosa Magalhães, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2021). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás. E-mail: eubrenomagalhaes@gmail.com

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2016). Professor efetivo no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFG. E-mail: gabrielcarv@msn.com

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Publicado

08.04.2022

Como Citar

Gonçalves, S. F., Magalhães, B. S. B., & Bungenstab, G. C. (2022). A natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária. Linhas Crí­ticas, 28, e41699. https://doi.org/10.26512/lc28202241699

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