Epistemologia da prática no campo educativo: desafios, possibilidades e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241650

Palavras-chave:

Epistemologia, Prática, Profissionalização, Ensino, Epistemologia da Prática

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar algumas das potencialidades, limitações, desafios e perspectivas relacionadas ao conceito de epistemologia da prática no campo educativo. Buscou-se, por meio de um ensaio teórico, fundamentar as compreensões de prática nas ciências sociais de modo geral e as representações ligadas ao conceito de epistemologia da prática, perpassando parte de suas origens, críticas e perspectivas atuais. Conclui-se que é necessário fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o conceito de epistemologia da prática, cujo paradigma analítico apresenta potenciais de contribuição para o desenvolvimento da prática pedagógica e da produção de saberes no campo educativo.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Prefeitura Municipal de Paulínia, Paulínia, SP, Brasil

Doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) (2018). Professor de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Paulínia e no Centro Universitário Unieduk em Jaguariúnia e Indaiatuba. Docente orientador no Mestrado Profissional em Rede Nacional de Educação Física da Unesp Rio Claro. E-mail: gustavo_rufino_6@hotmail.com

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (1999). Docente no Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF/FPCT) e do Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN) ambos ligados à Unesp Rio Claro. E-mail: samuel.souza-neto@unesp.br

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Publicado

27.06.2022

Como Citar

Rufino, L. G. B., & Neto, S. de S. (2022). Epistemologia da prática no campo educativo: desafios, possibilidades e perspectivas. Linhas Crí­ticas, 28, e41650. https://doi.org/10.26512/lc28202241650

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