Formação continuada com quadrinhos nas aulas de Ciências: algum problema?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4137Palavras-chave:
Formação continuada em serviço, Ensino de ciências, Histórias em quadrinhosResumo
Este estudo se inscreve no âmbito da formação continuada em serviço, abarcando o ensino de ciências como área e as histórias em quadrinhos como estratégia para efetivação da proposta. Objetiva discutir os obstáculos e as possibilidades apresentadas em um processo de formação continuada em serviço de uma professora que leciona ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, que utilizou como estratégia metodológica histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A pesquisa se desenvolveuseguindo uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo evidencia a contribuição da formação continuada com enfoque reflexivo para o redimensionamento da prática pedagógica.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel (org). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
AMARILHA, Marly (Coord.). O ensino da literatura infantil da 1ª Ã 5ª séries do 1º grau nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte: Relatório final. Natal: CNPq/UFRN/Departamento de Educação, 1994.
CARVALHO, Letícia dos Santos. Ensinar ciências com quadrinhos: que história é essa? 105f. 2007. Monografia (Graduação em Pedagogia) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
CHALMERS, Alan. A fabricação da Ciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: UNESP, 1999.
CONTRERAS, José Domingo. La investigacíon em la acción. Tema del Mês. Cuadernos de Pedagogia, 224, p. 7-19, abril, 1994.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção; Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas e formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 103-138, v.1.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 45-79.
GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação de professores de Ciências. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2006.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1990.
GONÇALVEZ, Rosilena; MACHADO, Deusana Maria. Cómics: investigación de conceptos y de términos paleontológicos, y uso como recurso didáctico en la educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, v. 23, n. 2, p. 263-274, 2005.
GRAVES, Michael; GRAVES, Bonnie. The scaffolding reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. In: Reading. April, 1995. (Trad. Marly Amarilha, para estudo exclusivo do grupo de pesquisa NEPELC ”“ UFRN).
HIGUCHI, Kasuko Kojima. Super- Homem, Mônica e cia. In: CITELLI, Adilson; CHIAPPINI, Ligia (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997, p. 125-154, v. 3.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Corte, 2009.
KAMEL, Claudia. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde), Instituto Oswaldo Cruz ”“ Fiocruz, Rio de Janeiro: 2006.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Construção de saberes disciplinares em Astronomia durante trajetórias formativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto (orgs.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras editora, 2008, p.235-258.
LEITE, Sérgio Antonio da Silva; COLOMBO, Fabiana Aurora. A voz do sujeito como fonte primária na pesquisa qualitativa: a autoscopia e as entrevistas recorrentes. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHENDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: edições Loyola, 2006.
LEODORO, Marcos Pires. Ciência e cultura material: contribuições à educação científica. In: MARTINS, André Ferrer Pinto (org). Física ainda é cultura? São Paulo: Livraria da Física, 2009, p. 211-230.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.13. n.3, dez. 1996.
PÉREZ GÓMEZ. Angel. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: PÉREZ GÓMEZ. Angel; SACRISTÁN. Juan Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais, 2009. 188f. Dissertação (Mestre em Educação para a Ciência) - UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2009.
ROSA, Maria Inês Petrucci. Investigação e ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2004.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SOUSA, Mauricio de. Astronauta em: O colecionador de estrelas parte I. In: Mônica. São Paulo: Globo. n. 156, out. 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (orgs). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática, São Paulo: Contexto, 2009, p.09-43.
WEISSMANN, Hilda. O que ensinam os professores quando ensinam ciências naturais e o que dizem querer ensinar. In: WEISSMANN, Hilda (org.). Didática das Ciências naturais: Contribuições e Reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 31-56.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.