Professoras de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010)

Autores

  • Iara Mora Longhini Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4110

Palavras-chave:

Professoras de biologia, Ensino de biologia, História de vida, Formação

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa em que procuramos relacionar a formação de professoras de biologia de diferentes regiões do Brasil ao contexto educacional do país no período de 1960 a 2010, a partir de suas histórias de vida. Para tanto, este trabalho tem por base a descrição interpretativa e se utiliza da história de vida como procedimento investigativo, no campo das pesquisas qualitativas na área da educação. Os resultados revelam a estreita relação existente entre o contexto sócio-político-educacional e a formação docente, uma vez que é aquele que norteia as políticas de formação do profissional docente.

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Publicado

02.05.2013

Como Citar

Longhini, I. M. (2013). Professoras de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010). Linhas Crí­ticas, 19(38), 207–227. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4110

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