Professoras de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010)

Autores

  • Iara Mora Longhini Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4110

Palavras-chave:

Professoras de biologia, Ensino de biologia, História de vida, Formação

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa em que procuramos relacionar a formação de professoras de biologia de diferentes regiões do Brasil ao contexto educacional do país no período de 1960 a 2010, a partir de suas histórias de vida. Para tanto, este trabalho tem por base a descrição interpretativa e se utiliza da história de vida como procedimento investigativo, no campo das pesquisas qualitativas na área da educação. Os resultados revelam a estreita relação existente entre o contexto sócio-político-educacional e a formação docente, uma vez que é aquele que norteia as políticas de formação do profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1991.

BRASIL, Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1961.

BRASIL. Reforma do Ensino Superior. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF, 1968.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971.

BRASIL, Coletânea de Leis, Pareceres, Decretos-lei, Resoluções e Portarias. Ensino. Uberlândia, UFU, 1980, 1986, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CEB n. 3, de 26 de junho de 1998.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha; STUDART, Denise Coelho. Educação e Comunicação em Museus de Ciência: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: GOUVÊA, Guaracira; MARANDINO, Martha; LEAL, Maria Cristina (Orgs.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access, 2003. p.83-106.

CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. (Coleção educação em química).

CICILLINI, Graça Aparecida. Conhecimento científico e conhecimento escolar: aproximações e distanciamentos. In: CICILLINI, Graça Aparecida; NOGUEIRA, Sandra Vidal (Orgs.). Educação escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 37-66.

CUNHA, Myrtes Dias da. Cotidiano e processo de formação de professores. In: CICILLINI, Graça Aparecida; NOGUEIRA, Sandra Vidal (Orgs.). Educação escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 67-83.

FLORES, Maria Assunção. La investigación sobre los primeiros años de enseñanza: lecturas e implicaciones. In: MARCELO GARCÍA, Carlos. (Coord.) El profesorado principiante: inserción a la docencia. Barcelona: Octaedro, 2009. p. 59-98.

FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FRACALANZA, Hilário. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1992. (304p). Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas/São Paulo, 1992.

GOODSON, Ivor. Dar voz ao professor: as histórias de vida do professor e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p.63-78.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora Harbra Ltda, 1996.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p.20-29. jan/fev/mar/abr 2002.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

NASCIMENTO, Fabrício; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p.225-249, set.2010. Disponível em <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/39/index.html>. Acesso em 15 de set. de 2011.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Narrativas e saberes docentes. In: _______. (Org.) Narrativas e saberes docentes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 169-190.

RODRIGUES, Maria de Lourdes Bandeira; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Aspectos históricos do ensino de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. (Org.) Práticas Pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina: EDUFPI, 2008. p. 61-102.

SANTOS, Ângela Regina dos Reis; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. O ensino de ciências naturais nas séries iniciais: tendências atuais. In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. (Org.) Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina: EDUFPI, 2008. p. 27-60.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.77-91.

SELLES, Sandra Escovedo. A produção dos BSCS: livros didáticos e história da disciplina escolar Biologia. In: Simpósio Internacional “Livro Didático-Educação e História”, 2007, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional, São Paulo: USP, 2007. v. 1. p. 1-17.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15 (2), 1986. p. 4-14.

SOUZA, Elizeu Clementino; FORNARI, Liege Maria Sitja. Memória, (auto)biografia e formação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’ÁVILA, Cristina. (Orgs.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 109-134. ”“ (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, ANPEd, n.13, p. 5-24, jan.fev.mar.abril de 2000.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

02.05.2013

Como Citar

Longhini, I. M. (2013). Professoras de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010). Linhas Crí­ticas, 19(38), 207–227. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4110