Estudos longitudinais e pesquisa na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4084Palavras-chave:
Avaliação educacional, Estudos seccionais, Estudos longitudinaisResumo
Este artigo discute a adequação e o potencial dos dados longitudinais para o desenvolvimento de pesquisas educacionais. Apresenta as principais características tanto da avaliação nacional em larga escala como de um estudo longitudinal, e analisa as duas metodologias de coleta de dados envolvidas nestas iniciativas. Partindo da constatação de que começam a se formar, no Brasil, bancos de dados coletados longitudinalmente, o artigo apresenta e comenta duas pesquisas que utilizam dados desta natureza, com a finalidade de elucidar sua importância, especialmente na geração de evidências para as políticas de melhoria da qualidade na educação básica.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Teresa. Efeito-escola e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5ª série e o fim da 6ª série do ensino fundamental: um estudo longitudinal em escolas públicas no município de Belo Horizonte - MG (190 f.). Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.
ALVES, Maria Teresa; SOARES, José Francisco. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições sociológicas para a sociologia da educação. Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 2, p.435-473, maio/ago, 2007.
ALVES, Maria Teresa. O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.3, p. 527-544, set.-dez. 2008.
BOMENY, Helena (Org.). Avaliação e determinação de padrões na educação latino-americana: realidades e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
BROOKE, Nigel; BONAMINO, Alicia. (Orgs.). Geres 2005: Razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre eficácia escolar. Rio de Janeiro : WalPrint, 2011.
FRANCO, Creso. A investigação sobre a eficácia escolar no Brasil. In: TORRECILLA, Javier Murillo. (Coord.). La investigación sobre eficacia escolar en Iberoamerica. Revisão internacional sobre el estado del arte. Bogotá: Convenio Andrés Bello/Centro de Investigación y Documentación Educativa, 2003. p.191-207.
FRANCO, Creso; BROOKE, Nigel; ALVES, Fátima. Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 625-638, out.-dez. 2008.
GATTI, Bernadete. Avaliação educacional no Brasil: experiências, problemas, recomendações. Estudos em Avaliação Educacional, n. 10, Fundação Getúlio Vargas, jul.-dez., p. 67 ”“ 80, 1994.
GOLDSTEIN, Harvey. Modelos de realidade: novas abordagens para a compreensão de processos educacionais. In: FRANCO, C. (Ed.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.84-99.
HAMADA, Hélio Hiroshi. Ensino profissional da polícia militar em Minas Gerais: análise do efeito-professor no curso técnico de segurança pública (145 f.). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
LEE, Valerie. Dados longitudinais em educação: um componente essencial da abordagem de valor agregado no que se refere à avaliação de desempenho escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, n. 47, p. 531-542, set.-dez. 2010.
OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazóllis. Habilidades de leitura e práticas pedagógicas associadas ao seu aprendizado, 2012 (158 f.). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012.
SARAIVA, Ana Maria. A relação entre o Projeto Pedagógico e a aprendizagem dos alunos em escolas participantes do projeto Geres em Belo Horizonte, 2000 (118 f.). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: A. M. Souza (Ed.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis, Editora Vozes, 2005, p.174-204.
SOARES, Tufi Machado. Influência do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiência alcançada pelos alunos avaliados no Simave-2002. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 28, jul-dez, 2003, p. 105.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.