A juventude como condição estigmatizante: relações entre desigualdade, violência e experiência escolar

Autores

  • Carina Viviana Kaplan Universidade Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4028

Palavras-chave:

Jovens, Estigmatização, Violência

Resumo

Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.

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Biografia do Autor

Carina Viviana Kaplan, Universidade Nacional de La Plata

Carina Kaplan, doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Ciências Sociais e Educação pela FLACSO, Argentina. Professora titular da Cátedra Sociologia da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata; Professora Adjunta da Cátedra Sociologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Diretora do Programa de Pesquisa sobre Transformações Sociais, Subjetividade e Processos Educativos com sede no Instituto de Pesquisas em Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires. Pesquisadora de Carreira do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas ”“ CONICET.

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Publicado

21.12.2012

Como Citar

Kaplan, C. V. (2012). A juventude como condição estigmatizante: relações entre desigualdade, violência e experiência escolar. Linhas Crí­ticas, 18(37), 599–616. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4028

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