Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3936Palavras-chave:
Livro didático, Alfabetização matemática, Gênero textual, Suporte de textoResumo
Neste artigo discuto como o conceito de gênero e tipo de texto foi utilizado no conjunto de ações do PNLD 2010 e quais os reflexos desse processo para os livros de Matemática e Alfabetização Matemática. Foram analisados documentos referentes a esse processo de seleção e dois livros didáticos de uma coleção aprovada. Serviu de base teórica a esta análise Marcuschi e Chartier. É possível perceber nas resenhas que compõem o Guia distorções quanto à noção de gênero e tipo de texto. Quanto aos livros, pouco apresentam atividades que explorem o texto em seus aspectos constitutivos gerais, além de as atividades propostas pouca relação terem com os conteúdos matemáticos presentes nos textos.
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