É a educação ética uma forma de violência contra o educando?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3923Palavras-chave:
Educação ética, Educação em Kant, Educação para Durkheim, Educação para Adorno, Tensão entre indivíduo e sociedadeResumo
Chauí, no livro Convite à Filosofia, lança uma questão instigante para os educadores: não seria a educação ética uma forma de violência contra o ser humano? Primeiramente, porque visa transformar-nos de seres passivos em ativos; se nossa natureza é passional, impulsionada por nossos instintos, forçar-nos à racionalidade ativa não seria violência contra a natureza espontânea? Se a educação ética se propõe a colocar-nos em conexão com os valores da sociedade, não seria isso submissão ao poder externo e, nesse caso, em vez de sujeitos autônomos, não seríamos escravos das normas e valores impostos pela sociedade? Este texto se propõe, a partir das contribuições de Kant, Durkheim e Adorno, analisar os questionamentos de Chauí e trazer contribuições para a formação ética de nossos educandos e educadores.
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