¿Es la educación ética una forma de violencia contra el educando?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3923Palabras clave:
Educación ética, La educación en Kant, La educación para Durkheim, La educación para Adorno, Tensión entre individuo y sociedadResumen
Marilena Chauí, en su libro Convite à Filosofia (2006, p. 310), lanza una cuestión ética inquietante para los educadores que merece ser analizada. La filósofa pregunta si la educación ética no sería una forma de violencia contra el ser humano. Primeramente, porque si se propone transformarnos de seres pasivos en activos si nuestra naturaleza es esencialmente pasional, impulsada por nuestros instintos, ¿forzarnos a la racionalidad activa no sería un acto de violencia contra la naturaleza espontánea, ya que violencia es forzar a alguien a sentir y actuar de manera contraria a su naturaleza? Después de todo, si la educación ética se propone colocarnos en conexión con los valores de la sociedad, en que nacemos y somos criados, ¿no sería eso una sumisión a un poder externo a nuestra conciencia, el poder moral y social? Y, en ese caso, en vez de sujetos autónomos, libres, ¿no seríamos esclavos de las normas, reglas y valores impuestos por la sociedad? Este texto se propone, a partir de las contribuciones de Kant, Durkheim y Adorno, analizar el cuestionamiento de Chauí en sus dos momentos específicos y complementarios y, con eso, aportar contribuciones para la formación ética de nuestros educandos y educadores.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada.Tradução de Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Ática,1992.
______. Educação após Auschwitz. In: COHN, Gabriel. Theodor W. Adorno. Tradução de Aldo Onesti. São Paulo: Ática, 1986, p. 33-45.
______. Indústria Cultural. Tradução de Amélia Cohn. In: COHN, Gabriel. Theodor W. Adorno. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986, p. 92-99.
______. Aldous Huxley e a utopia. In: ADORNO, Theodor Wiesengrund. Prismas: crítica cultural e sociedade. Tradução de Augustin Wernet e Jorge de Almeida. São Paulo: Ática, 1998, p. 91-116.
______. Educação ”“ para quê? In: ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação.Tradução e Introdução de Wolfgang Leo Maar. 3. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2003.
______. Tesis sobre La necessidad. In: ADORNO, Theodor Wiesengrund. Escritos sociológicos I. Obra Completa, 8. Madrid: Ediciones Akal, 2004, p. 365-368.
______. Minima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Tradução de Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
CHAUÃ, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2006.
DURKHEIM, Emile. Educação esociologia. Tradução de Lourenço Filho. 4. ed. SãoPaulo: Edições Melhoramentos, 1955.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é o esclarecimento? In: KANT, Immanuel. Textos Seletos (edição bilíngue). Petrópolis: Vozes, 1985.
______. Crítica da Razão Prática. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1994.
______. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1996.
PASCAL, Georges. O Pensamento de Kant. Tradução de Raimundo Vier. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
