Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139048

Palavras-chave:

Educação Superior, Gestão Educacional, Monitoramento, Avaliação, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

No contexto da pandemia da covid-19, o Ensino Remoto Emergencial - ERE foi adotado pelas universidades como alternativa para garantir a continuidade do processo educacional. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de implementação do ERE em uma instituição de Educação Superior pública federal, identificando ações de monitoramento e avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório de abordagem qualitativa. Os resultados atestam que a pandemia da covid-19 promoveu impactos nos cursos de graduação. Com isso, docentes e estudantes empreenderam novos movimentos de apropriação do conhecimento e de reconstrução da relação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pós-Doutora em Educação pelas Universidades de Lisboa e de São Paulo (2018). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do grupo de pesquisa-ação sobre Universidade - Universitátis (FaE/UFMG). E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

Maria José Flores, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2014). Diretora do Giz - Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG. Professora Adjunta da UFMG. E-mail: mariafloresufmg@gmail.com

Benigna Maria de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2002). Professora Titular do Departamento de Pediatria da UFMG. Pró-Reitora de Graduação da UFMG. E-mail: benigna@uol.com.br

Andréa Rodrigues Motta, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pós-Doutora em Educação Superior pela Universidade da Califórnia (2019). Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: andreamotta19@gmail.com

Referências

Aranda, M. A. de M., Rodrigues, E. S. de S., & Militao, S. C. N. (2020). Monitoramento e Avaliação dos Planos Decenais de Educação: a produção do conhecimento no Brasil. Educar em Revista, 36, e69767. http://doi.org/10.1590/0104-4060.69767

Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiência de professores do Ensino Superior sobre as aulas remotas. Augustus, 25(51), 255-280. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70.

Batistti, T. dos S., Preto, V. M., & Heinzle, M. R. S. (2017). Processos Avaliativos na Educação Superior: Planos de Ensino em Análise. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(3), 1774-1791. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8577

Brasil. (2020a). Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020 (Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - covid-19). Ministério da Educação. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

Brasil. (2020b). Portaria 544, de 16 de junho de 2020. Ministério da Educação. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

Castioni, R., Melo, A. A. S., Nascimento, P. M., & Ramos, D. L. (2021). Universidades federais na pandemia da covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(111), 399-419. https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3108

Conte, E. (2021). A pedagogia performativa na cultura digital. Linhas Crí¬ticas, 27, e30350. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/30350/28771

Couto, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. de M. P. (2020). #FIQUEEMCASA: Educação na pandemia da covid-19. Revista Educação, 8(3), 200-217. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217

Cunha, M. I. (2005). Formatos avaliativos e concepção de docência. Autores Associados.

Dourado, L. F., Grossi Junior, G., & Furtado, R. A. (2016). Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves Contribuições. RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 32(2), 449-461. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67198

Espírito Santo, E., & Luz, L. C. S. da. (2012). Avaliação das aprendizagens no nível superior: avaliar para quê? Dialogia, 16, 141-154. https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3882

Freire, P. (1983). Extensão ou comunicação? Paz e Terra.

Freire, P. (2001). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. UNESP.

Freire, P. (2010). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Garcia, J., & Garcia, N. F. (2020). Impactos da pandemia de covid-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. Eccos, 55, e18870. https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870

Gomes, S. dos S. (2017). A avaliação da aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Em H. T. Corrêa, & M. Ambrósio (orgs.). Mediação Tecnológica e Formação Docente (pp. 133-150). CRV.

Gomes, S. dos S., & Melo, S. D. G. de. (2018). Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação & Realidade, 43(4), 1199-1216. https://doi.org/10.1590/2175-623688386

Gomes, S. dos S., Tavares, R. H., & Melo, S. D. G. (2019). Sociedade, educação e redes: luta pela formação crítica na universidade. Junqueira & Marin.

Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., De Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino Superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. https://doi.org/10.1590/ES.238957

Hodges, C., Moore, S., Lockee, Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

Jung, J., Horta, H., & Postiglione, G. A. (2021). Living in uncertainty: the covid-19 pandemic and higher education in Hong Kong. Studies in Higher Education, 46(1), 107-120. https://doi.org/10.1080/03075079.2020.1859685

Lopes Sanchez Júnior, S., & Silva, M. C. da. (2020). Impactos do Ensino Remoto na vida acadêmica de estudantes da educação superior: revisão de conceitos da Educação a Distância e o modelo de Ensino Remoto. Revista de Ciências Humanas, 20(2). https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11654

Lück, H. (2013). Avaliação e monitoramento do trabalho educacional. Vozes.

Luckesi, C. C. (2018). Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez.

Menezes, J. B. F. de. (2021). Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, 2(1), e021004. https://doi.org/10.51281/impa.e021004

Modelski, D., Giraffa, L. M. M., & Casartelli, A. de O. (2019). Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, 45, e180201. https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157696

Oliveira, E. G. (2011). Aula virtual e presencial: são rivais? Em I. P. Veiga (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (pp. 187-223). Papirus.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (2020). Global Monitoring of school closures caused by covid-19. https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2020). A framework to guide an education response to the covid-19. Pandemic of 2020. https://www.hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf

Padilha, M. A. S., & Zabalza, M. A. (2016). Um cenário de integração de tecnologias digitais na Educação Superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. Revista e-Curriculum, 14(3), 837- 863. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28698

Panizzon, M., Costa, C. F. da, & Medeiros, I. B. de O. (2020). Práticas das universidades federais no combate à covid-19: a relação entre investimento público e capacidade de implementação. Revista de Administração Pública, 54(4), 635-649. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/81877

Pinto, M., & Leite, C. (2020). As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, 46, e216818. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818

Rodrigues, E. S. J. (2020). Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Crí¬ticas, 26, 1-12. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28150

Santos, B. S. (2020a). A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina. https://www.cpalsocial.org/documentos/927.pdf

Santos, E. (2020b). Notícias: EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119

Shapiro, J. (2008). Monitoring and evaluation. Cívicus.

Silva, A. C. O., Sousa, S. de A., & Menezes, J. B. F. de. (2020). O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, 36, 298-315. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383

Silva, J., Goulart, I. do C. V., & Cabral, G. R. (2021). Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. RIAEE - Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 16(2), 407-423. https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14238

Thomas, G., & Pring, R. (orgs.). (2007). Educação baseada em evidências. A Utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Artmed.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020a). Guia Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos Cursos de Graduação da UFMG. Integração Docente: ações formativas para as práticas pedagógicas. Pró-Reitoria de Graduação. Comissão Monitoramento e Avaliação. https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Ensino-Remoto-Emergencial

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020b). Resolução no 02/2020, de 9 de julho de 2020 (Regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante período de pandemia da doença covid-19). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www2.ufmg.br/sods/Sods/CEPE/Documentos/Resolucoes-Comuns

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020c). Recomendação para a promoção da acessibilidade no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Integração Docente: ações formativas para as práticas pedagógicas. Pró-Reitoria de Graduação. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Ensino-Remoto-Emergencial

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020d). Chamada Conjunta PRAE/PRPG/FUMP n.º 01/2020 (Empréstimo de notebooks para fins de inclusão digital de estudantes de pós-graduação da UFMG). https://www.ufmg.br/prpg/wp-content/uploads/2020/07/Alunos-Contemplados-Pela-Chamada-Conjunta-PRAE-PRPG-FUMP-1.pdf

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020e). Chamada PRAE/NAI/FUMP n. 04/2020 (Inclusão digital de estudantes com deficiência da UFMG). http://www.fump.ufmg.br/conteudo/documentos/CHAMADA-PRAE-NAI-UFMG-04-2020-ESTUDANTES-PCD-NOVO-1.pdf

Veiga, I. P. A., & Silva, E. F. (2020). Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica. Diálogo Educacional, 20(65), 580-607. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26675/24279

Ventura, D. de F. L., Ribeiro, H., Giulio, G. M., Jaime, P. C., Nunes, J., Bógus, C. M., Antunes, J. L. F., & Waldman, E. A. (2020). Desafios da pandemia de covid-19: por uma agenda brasileira de pesquisa em saúde global e sustentabilidade. Cadernos de Saúde Pública, 36(4), e00040620. http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1023/desafios-da-pandemia-de-covid-19-por-uma-agenda-brasileira-de-pesquisa-em-saude-global-e-sustentabilidade

Williamson, B., Eynon, R. & Potter, J. (2020). Políticas, pedagogias e práticas pandêmicas: tecnologias digitais e educação a distância durante a emergência do coronavírus. Learning, Media and Technology, 45(2), 107-114. https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641

Publicado

17.01.2022

Como Citar

Gomes, S. dos S., Flores, M. J., Oliveira, B. M. de, & Motta, A. R. (2022). Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19. Linhas Crí­ticas, 27, e39048. https://doi.org/10.26512/lc27202139048

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.