Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139048

Palavras-chave:

Educação Superior, Gestão Educacional, Monitoramento, Avaliação, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

No contexto da pandemia da covid-19, o Ensino Remoto Emergencial - ERE foi adotado pelas universidades como alternativa para garantir a continuidade do processo educacional. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de implementação do ERE em uma instituição de Educação Superior pública federal, identificando ações de monitoramento e avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório de abordagem qualitativa. Os resultados atestam que a pandemia da covid-19 promoveu impactos nos cursos de graduação. Com isso, docentes e estudantes empreenderam novos movimentos de apropriação do conhecimento e de reconstrução da relação pedagógica.

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Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pós-Doutora em Educação pelas Universidades de Lisboa e de São Paulo (2018). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do grupo de pesquisa-ação sobre Universidade - Universitátis (FaE/UFMG). E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

Maria José Flores, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2014). Diretora do Giz - Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG. Professora Adjunta da UFMG. E-mail: mariafloresufmg@gmail.com

Benigna Maria de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2002). Professora Titular do Departamento de Pediatria da UFMG. Pró-Reitora de Graduação da UFMG. E-mail: benigna@uol.com.br

Andréa Rodrigues Motta, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pós-Doutora em Educação Superior pela Universidade da Califórnia (2019). Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: andreamotta19@gmail.com

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Publicado

17.01.2022

Como Citar

Gomes, S. dos S., Flores, M. J., Oliveira, B. M. de, & Motta, A. R. (2022). Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19. Linhas Crí­ticas, 27, e39048. https://doi.org/10.26512/lc27202139048

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

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