Planejamento e delineamento de experimentos probabilísticos para o ensino fundamental I

Autores

  • Paulo César Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Julio César Pereira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3845

Palavras-chave:

Estatística, Probabilidade, Ensino Fundamental

Resumo

Apresentamos fragmentos de um processo de aprender, aprender a ensinar e ensinar noções de estatística e probabilidade por parte  de professoras que atuam nas séries iniciais do ensino  fundamental. Esta temática foi inserida nos currículos brasileiros a partir  de 1998, e muitos  professores em atuação não tiveram  em sua vida escolar e profissional uma  aprendizagem sistematizada desse assunto. Uma forma de contribuir com estes profissionais é a publicação de artigos científicos, porém Guimarães et al. (2009) constataram que no período  de 2001 a 2006 foram publicados apenas sete  artigos relacionados a este  contexto. Neste  sentido, nossa contribuição dar-se-á pela  reflexão  sobre  o processo de experimentação e suas implicações para a aprendizagem.

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Publicado

27.04.2012

Como Citar

Oliveira, P. C., & Pereira, J. C. (2012). Planejamento e delineamento de experimentos probabilísticos para o ensino fundamental I. Linhas Crí­ticas, 18(35), 151–170. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3845

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática

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