A imagem como uma possibilidade de sensibilização na Educação

Autores

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sandra Regina Franchi Rubim Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3833

Palavras-chave:

Imagem, Sensibilidade, História da Educação

Resumo

Analisaremos, neste artigo, o uso da imagem como recurso educativo à sensibilização humana. Nós nos fundamentaremos em Hegel, em Aumont e Morin. Nossa construção teórico-metodológica será tecida com os fios da história social, pois ela nos permite compreender que as relações sociais constituem o fundamento da expressão artística. Por considerar a arte como parte constitutiva do fazer humano na sua totalidade - o sensível, o ético e o cognitivo-, observamos que a análise de imagens artísticas tornam o olhar da pessoa mais atento às representações e aos seus significados. É, pois, por acreditarmos que a imagem pode sensibilizar e possibilitar a conscientização do sujeito que a apontamos como fonte para a História e a História da Educação.

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Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. com estudos de pós-Doutorado em Filosofia da Educação pela USP. Professora do DFE/PPE da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Publicações: Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana (Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 24, p. 73- 90, 2010). Memória e História da Educação Medieval: uma análise da Autentica Habita e do Estatuto de Sorbonne (Avaliação (UNICAMP), v. 14, p. 683-698, 2009).

Sandra Regina Franchi Rubim, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação do PPE da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Egressa do PPE e do PDE. Professora da rede pública. Publicações: Dante e o papel do governante no desenvolvimento intelectivo: uma análise da História da Educação. Quidort e a sua contribuição na cisão entre os poderes laico e clerical. Contribuição do pensamento de Egídio Romano na formação das Monarquias Absolutas Européias.

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Publicado

27.02.2012

Como Citar

Oliveira, T., & Rubim, S. R. F. (2012). A imagem como uma possibilidade de sensibilização na Educação. Linhas Crí­ticas, 17(34), 625–641. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3833

Edição

Seção

Artigos

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