Condições de trabalho e repercussões pessoais e profissionais dos envolvidos com a pós-graduação stricto sensu: balanço e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3821Palavras-chave:
Pós-graduação, Campo-Capes, Trabalho, Produção do conhecimentoResumo
Apesar das críticas ao sistema Capes, não se registram movimentos com potencialde abalá-lo. Manifestações diversas e pesquisa evidenciam que, a despeito de discor-dâncias, os envolvidos com a pós-graduação (PG) tudo fazem para (re)ingressar oumanter-se no sistema. Constatam-se prejuízos à produção e veiculação do conheci-mento e às condições de vida/trabalho daqueles que atuam na PG. No entanto, umaespécie de naturalização parece estar garantindo a manutenção do modelo deavaliação e financiamento, caracterizado mais como uma política de estado do quede governo. Neste texto, além de tratar de algumas destas questões, destacamosavanços decorrentes da implementação desse sistema, bem como o aprofundamentode aspectos que deixam a desejar, em especial nas Ciências Humanas e Sociais.
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