Currículo e diversidade: os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3734Palavras-chave:
Currículo, Inclusão escolar, Deficiência intelectualResumo
Este trabalho registra aspectos de uma pesquisa que objetivou analisar o currículo de uma escola municipal, situada na cidade de Natal/RN, com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Com base num estudo de caso, apresentamos algumas reflexões acerca das concepções de currículo escolar, sob a ótica da inclusão escolar. Assim, destacamos a compreensão das professoras, coordenadoras e gestora sobre a inserção dessa temática no projeto político-pedagógico, a concepção de currículo, bem como as diretrizes curriculares expressas no projeto político pedagógico. Constatamos que as diretrizes curriculares expressam uma visão ampla de currículo e são desconhecidas pelos profissionais da instituição de ensino.
Downloads
Referências
ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli; SILVA, Maria Helena, Galvão Freitas Dias da. Análise quantitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia, Ribeirão preto, v. 2, p. 61-69, 1992.
ARAÚJO, Suêldes de. O caminho das pedras para gestão escolar: o papel do gestor na implementaçãodo projeto político-pedagógico. 2008. 187 p. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
FONSECA, Marília; TOSCHI, Mirza Seabra; OLIVEIRA, João Ferreira de (Org.). Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 7. ed.Rio de Janeiro: Record, 2003.
KRAMER, Sônia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. In:MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2006.
PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
PORTER, Gordon. Organização das escolas: conseguir o acesso e a qualidade através da inclusão. In:AINSCOW, Mel; et al. Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional,1997. p. 33-48.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani Rosa. 3. ed. Porto Alegre:Artmed, 2000.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Identidades docentes em tempo de educação inclusiva. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro; AMARAL, Ana Lúcia (Org.). Formação de professores: políticas edebates. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2006, p. 155 - 174 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão:construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SCHENEIDER, Magalis Bésser Dorneles. Subsídios para atuação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo. Disponível em: <http://www.educacaoonline.pro.br/art_subsidios_para_acao.asp>. Acesso em: 2 fev. 2004.
TORRES GONZÁLEZ, José Antonio. Educação e diversidade: bases educativas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.