Dimensões do clima escolar no contexto nacional: revisão narrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202554864

Palavras-chave:

Ambiente Escolar, Aluno, Escola, Psicologia da Educação

Resumo

Objetiva-se realizar uma análise detalhada e crítica das produções científicas nacionais que abordam as seis dimensões do clima escolar na percepção dos alunos, conforme delineado por Moro et al. (2018): as relações com ensino e a aprendizagem; as relações sociais e os conflitos na escola; as regras, as sanções e a segurança na escola; as situações de intimidação entre os alunos; família, escola e comunidade; a infraestrutura e a rede física da escola. A revisão narrativa abrangeu artigos, livros, dissertações e teses, a partir das categorias predefinidas por Moro et al. (2018), sendo utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicam que essas dimensões, abordadas separadamente nos diferentes estudos analisados, impactam no clima escolar de maneira ampla e conjunta, influenciando especialmente no processo de ensino e aprendizagem e na qualidade de vida da comunidade escolar. Destaca-se a necessidade da construção de intervenção para fortalecer e promover um clima escolar positivo.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Núcleo de Estudos em Contexto de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE/UFSM). E-mail: anaclaudiaps14@hotmail.com

Natan Daniel da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Núcleo de Estudos em Contexto de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE/UFSM). E-mail: natandaniel.ds@gmail.com

Suane Pastoriza Faraj, Colégio Pallotti Antônio Alvez Ramos, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Psicóloga Escolar no Colégio Pallotti Antônio Alvez Ramos. E-mail: suanef@yahoo.com.br

Pâmela Schultz Danzmann, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Franciscana (2022). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Núcleo de Estudos em Contexto de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE/UFSM). E-mail: pamelapsicologia10@gmail.com

Helen Bedinoto Durgante, Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Professora do departamento de Psicologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Intervenção em Prevenção e Promoção de Saúde. E-mail: helen.durga@gmail.com

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professora do departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Contexto de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE/UFSM). E-mail: naiana.patias@ufsm.br

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16.04.2025

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Silva, A. C. P. da, Silva, N. D. da, Faraj, S. P., Danzmann, P. S., Durgante, H. B., & Patias, N. D. (2025). Dimensões do clima escolar no contexto nacional: revisão narrativa da literatura. Linhas Crí­ticas, 31, e54864. https://doi.org/10.26512/lc31202554864

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