Dimensões do clima escolar no contexto nacional: revisão narrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc31202554864Palavras-chave:
Ambiente Escolar, Aluno, Escola, Psicologia da EducaçãoResumo
Objetiva-se realizar uma análise detalhada e crítica das produções científicas nacionais que abordam as seis dimensões do clima escolar na percepção dos alunos, conforme delineado por Moro et al. (2018): as relações com ensino e a aprendizagem; as relações sociais e os conflitos na escola; as regras, as sanções e a segurança na escola; as situações de intimidação entre os alunos; família, escola e comunidade; a infraestrutura e a rede física da escola. A revisão narrativa abrangeu artigos, livros, dissertações e teses, a partir das categorias predefinidas por Moro et al. (2018), sendo utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicam que essas dimensões, abordadas separadamente nos diferentes estudos analisados, impactam no clima escolar de maneira ampla e conjunta, influenciando especialmente no processo de ensino e aprendizagem e na qualidade de vida da comunidade escolar. Destaca-se a necessidade da construção de intervenção para fortalecer e promover um clima escolar positivo.
Downloads
Referências
Abadio, R. P., & Ferreira, B. M. (2023). Família e escola como contribuintes da formação global do aluno. Educação e cultura em Debate, 9(1), 77-97. https://www.revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/989
Andrade, E. P., & Li, L. D. (2020). As consequências do bullying: autoagressão e suicídio no cotidiano escolar. Revista Educação, 15(1), 15-22. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4003
Archanjo, I. D. (2019). Procedimentos punitivos na escola e suas consequências para o aluno: expiar ou educar? [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1126630?i=16
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bastos, C. Z. de A. (2019). Clima escolar: estudo de caso em uma escola democrática do estado de São Paulo. [Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional UNESP. http://hdl.handle.net/11449/181838
Bidóia, J. F. (2020). Avaliação do clima escolar sob a perspectiva dos estudantes em um processo de ressignificação da Educação com educadoras e educadores de uma escola municipal. [Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional UNESP. http://hdl.handle.net/11449/192352
Brandão Neto, W., Lima, T. G., Silva, W. P. M. da, Veríssimo, A. V. R., Oliveira, W. A. de, Aquino, J. M. de, Silva, G. A. P. da, & Monteiro, E. M. L. M. (2022). Vitimização por bullying e senso de comunidade escolar: prevalência e fatores associados. Avances en Enfermagem, 41(2). https://doi.org/10.15446/av.enferm.v41n2.105071
Brasil. (2015). Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015 (Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)). Presidência da República. Secretaria-Geral. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm
Camargo, C. A. C. M., Camargo, M. A. F., & Souza, V. de O. (2019). A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, 16(3), 598-606. http://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284
Carvalho, J. P. X., Barcelos, M., & Martins, R. L. D. R. (2020). Infraestrutura escolar e recursos materiais: desafios para a educação física contemporânea. Humanidades & Inovação, 7(10), 218-237. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2917
Cunha, M. B. (2014). Possíveis relações entre percepções de violência dos alunos, clima escolar e eficácia coletiva. Educação e Pesquisa, 40(4), 1077-1092. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000010
Dias, M. Á. D. L. e, Andrade, P. F. de, & Carreira, J. L. C. (2023). As hierarquias escolares e a violência entre estudantes. Revista de Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6059
Dioginis, M. L., Cunha, J. J. da, Neves, F. H., & Cristovam, W. (2015). As novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Colloquium Humanarum, 12, 1155-1162. https://doi.org/10.5747/ch.2015.v12.nesp.000735
Dourado, L. F., & Oliveira, J. F. de. (2009). A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, 29(78), 201-215. https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200004
Fante, C. (2005). Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Versus.
Fernandes, G., & Dell’Aglio, D. D. (2021). Intervenção antibullying no contexto escolar: Estudo de viabilidade. Research, Society and Development, 10(8),1-12. http://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17626
Fernandes, G., & Dell’Aglio, D. D. (2023). Evaluation of an anti-bullying intervention in the school context. Estudos de Psicologia (Campinas), 40, e210096. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10093/7460
Fernandes, T. R., & Passador, C. S. (2023). Contexto socioeconômico e infraestrutura escolar no desempenho acadêmico: revisão sistemática da literatura. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, e84346-e84346. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2318-13382023000100206&script=sci_arttext
Ferreira, A. C. (2019). Representações sociais dos alunos do 9° ano com indícios de minorias ativas em relação à indisciplina escolar. [Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Biblioteca de Teses e Dissertações. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2915
Ferreira, C. S., & Santos, E. N. dos. (2014). Políticas Públicas Educacionais: apontamentos sobre o direito social da qualidade na educação. Revista LABOR, 11(1), 143-155. http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6627
Ferreira, F. G., Carvalho, M. M., Gomes, Y. de A. F., Alarcão, L. C. P., Galvão, D. M., & Marinho-Araújo, C. M. (2019). Estágio supervisionado em psicologia escolar: uma experiência na perspectiva institucional. Revista de Psicologia da IMED, 11(1), 202-216. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3027
Ferreira, F. R., Carvalho, M. A. G. de, & Senem, C. J. (2016). Desenvolvendo habilidades sociais na escola: um relato de experiência. Construção psicopedagógica, 24(25), 84-98. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1415-69542016000100007&script=sci_arttext
Figueira, M. de P., Okada, L. M., Leite, T. H., Azeredo, C. M., & Marques, E. S. (2022). Associação entre supervisão parental, vitimização e perpetração de bullying em adolescentes brasileiros, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 31(1), 1-14. https://www.scielo.br/j/ress/a/pQJV7t5QxfsJK6bNtFWp3wj
Gohn, M. da G. M. (2004). A educação não-formal e a relação escola-comunidade. EccoS–Revista Científica, 6(2), 39-66. https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/380
Granado, L. N., Baeta, N. C. da C. C., Cordoni, J. K., & Reato, L. de F. N. (2021). Prevalência de sintomas depressivos em adolescentes agressores de bullying. Brazilian Journal of Health Review, 4(2), 6027-6049. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-161
Koga, V. T., & Rosso, A. J. (2023). Observações de práticas morais em sala de aula. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 15(1), 208-239. https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239
Lopes, S. R., Gesser, M., & Oltramari, L. C. (2014). Estratégias de intervenção em psicologia escolar a partir de uma perspectiva psicossocial: relato de experiência. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 9(1), 73-82. http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/831
Malta, D. C., Mello, F. C. M. de, Prado, R. R. do, Sá, A. C. M. G. N. de, Marinho, F., Pinto, I. V., Silva, M. M. A. da, & Silva, M. A. I. (2019). Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciência & Saúde Coletiva, 24(4),1359-1368. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017
Malta, D. C., Oliveira, W. A. de, Prates, E. J. S., Mello, F. C. M. de, Moutinho, C. dos S., & Silva, M. A. I. (2022). Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 30(spe), 1-13. https://www.scielo.br/j/rlae/a/4JGXvg5rJcjcZkv6PqYR8gM/?lang=pt
Melo, S. G. de, & Morais, A. de. (2019). Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 10-34. https://doi.org/10.1590/198053145305
Moro, A., Morais, A. de, Vinha, T. P., & Tognetta, L. R. P. (2018). Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida. Revista de Educação Pública, 27(64), 67-90. https://doi.org/10.29286/rep.v27i64.3733
Nascimento, A. M. T. do, & Menezes, J. de A. (2013). Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar. Psicologia & Sociedade, 25(1), 142-151. https://doi.org/10.1590/S0102-71822013000100016
Oliveira, C. B. E. de, & Marinho-Araújo, C. M. (2010). A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia (Campinas), 27(1), 99-108. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000100012
Olweus, D. (2013). School bullying: Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 751-780. https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516
Papel, P. T., & Chechia, V. A. (2016). Envolvimento da família com a escola: uma análise a partir da intervenção com grupos de pais. Revista Fafibe On-Line, 9(1), 70-87. https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/49/16032017212402.pdf
Parra, A. C. S., & Cruz, L. A. N da. (2021). A percepção de alunos e professores do ensino fundamental II sobre regras. Humanidades & Inovação, 8(34), 260-273. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4942
Pavaneli, C. F. D. (2019). Clima escolar: percepções de alunos, professores e gestores de escolas estaduais de Ensino Fundamental II. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/items/5108fc4b-e465-45e2-827a-c93cabfafb5e
Pérez, J. C., Astudillo, J., Varela T., J., & Lecannelier A. F. (2013). Evaluación de la efectividad del Programa Vínculos para la prevención e intervención del Bullying en Santiago de Chile. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 17(1), 163-172. https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100017
Piaget, J. (1994). O Juízo Moral na Criança. Tradução Elzon Lenardon. Summus.
Ramos, A. de M. (2013). As relações interpessoais em classes “difíceis” e “não difíceis” do Ensino Fundamental II: um olhar construtivista. [Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.906017
Rodrigues, M. L., & Bataglia, P. U. R. (2022). Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar. Retratos da Escola, 16(35), 549-570. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1298
Rother, E. T. (2007). Editorial: Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2). https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
Saraiva-Junges, L. A., & Wagner, A. (2016). Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, 39(Esp), s114-s124. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21333/15428
Schaefer, J. S. G. (2015). Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, 6(2), 142-151. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9638
Silva, C. C. M. da, & Menin, M. S. de S. (2015). As relações entre clima escolar positivo e desempenho acadêmico. Colloquium Humanarum, 12, 1171-1179. https://doi.org/10.5747/ch.2015.v12.nesp.000737
Silva, G. R. R. e, Lima, M. L. C. de, Acioli, R. M. L., & Barreira, A. K. (2021). A influência da violência familiar e entre pares na prática do bullying por adolescentes escolares. Ciência & Saúde Coletiva, 26(Supl. 3), 4933-4943. https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.20632019
Silva, G. R. R. e, Lima, M. L. C. de, Barreira, A. K., Acioli, R. M. L., & Barreira, A. K. (2020). Prevalence and factors associated with bullying: differences between the roles of bullies and victims of bullying. Jornal de Pediatria, 96(6), 693-701 https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.09.005
Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Carlos, D. M., Lizzi, E. A. da S., Rosário, R., & Silva, M. A. I. (2018). Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, 71, 1085-1091. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151
Silva, R. F. (2022). A relação família-escola. [Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional. https://ri.uepg.br/monografias/handle/123456789/176?show=full
Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S., & Higgins-D’Alessandro, A. (2013). A review of school climate research. Review of Educational Research, 83(3), 357-385. https://doi.org/10.3102/0034654313483907
Tognetta, L. R. P. (2022). A temática da convivência ética em contextos escolares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 26(3), e022089. https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16949
Vasconcelos, J. C., Lima, P. V. P. S., Rocha, L. A., & Khan, A. S. (2021). Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(113), 874-898. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802245
Viana, M. N. (2016). Interfaces entre a Psicologia e a Educação: Reflexões sobre a atuação em Psicologia Escolar. Em R. Francischini, & M. N. Viana (Orgs.). Psicologia Escolar: que fazer é esse? (pp. 54-73). Conselho Federal de Psicologia.
Vieira, F. H. M., Alexandre, H. P., Campos, V. A., Leite, M. T. de S. (2020). Impactos do bullying na saúde mental do adolescente. Revista Ciência et Praxis, 13(25), 91-103. https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4354/2867
Vinha, T. P., & Tognetta, L. R. P. (2006). Considerações sobre as regras existentes nas classes democráticas e autocráticas. Educação Unisinos, 10(1), 45-55. https://www.redalyc.org/pdf/4496/449644422005.pdf
Vinha, T. P., & Tognetta, L. R. P. (2009). Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, 9(28), 525-540. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416X2009000300009&script=sci_abstract
Vinha, T. P., Morais, A. de, & Moro, A. (2017). Manual de orientação para a aplicação dos questionários que avaliam o clima escolar. Editora FE/UNICAMP. https://editora.fe.unicamp.br/index.php/fe/catalog/book/99/89/497
Vinha, T. P., Morais, A. de, Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Aragão, A. M. F. de, Marques, C. de A. E., Silva, L. M. F. da, Moro, A., Vivaldi, F. M. de C., Ramos, A. de M., Oliveira, M. T. A., & Bozza, T. C. L. (2016). O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional, 27(64), 96-127. http://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747
Vinha, T. P., Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Moro, A., Aragão, A. M. F. de, & Morais, A. de. (2018). O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 15(40), 163-186. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180052
World Health Organization (WHO). (1996). Prevention of violence: public health priority. World Health Assembly, 49. WHO. https://iris.who.int/handle/10665/179463
Wrege, M. G. (2017). Um olhar sobre o clima escolar e a intimidação: contribuições da Psicologia Moral. [Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.981860
Zequinão, M. A., Medeiros, P. de, Lise, F. A., Trevisol, M. T. C., & Pereira, M. B. F. L. O. (2019). Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural. Revista Brasileira de Educação, 24, 1-22. http://doi.org/10.1590/S1413-24782019240013
Zuccoli, M. C. da S. A., Bataglia, P. U. R., & Alves, C. P. (2022). Avaliação do clima escolar em uma escola pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – as possibilidades de diagnóstico e intervenção na dimensão das relações sociais na escola. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 14(2), 200-225. https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p200-225
Zucoloto, P. C. S do V., Souto, L. N., Souza, D. S de., Ferraz, K. E dos S., Lima, G. S., & Dazzani, M. V. M. (2019). Atuação do psicólogo escolar crítico frente às queixas escolares: as assembleias escolares. Revista de Psicologia da IMED, 11(1), 217-232. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6996069
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Claudia Pinto da Silva, Natan Daniel da Silva, Suane Pastoriza Faraj, Pâmela Schultz Danzmann, Helen Bedinoto Durgante, Naiana Dapieve Patias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.