“O melhor medo da minha vida” - emoções nas ocupações estudantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136528

Palavras-chave:

Movimento Juvenil, Ocupações Estudantis, Sociologia das Emoções

Resumo

A partir da perspectiva sociológica, refletimos sobre o lugar das emoções no movimento de ocupação das escolas por estudantes secundaristas do Paraná em 2016. O material empírico é constituído por 23 entrevistas que estão organizadas em dois conjuntos: o primeiro compreende entrevistas realizadas em 2016 com sete estudantes de Curitiba; e o segundo com entrevistas ocorridas em 2019, da qual participaram 16 estudantes de diferentes municípios do estado do Paraná. Dialogamos com autores da sociologia das emoções procurando delinear de que modo emoções se apresentam nas narrativas dos jovens estudantes que ocuparam as escolas.

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Biografia do Autor

Ana Luísa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (1998). Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR. Coordenação do Grupo de Pesquisa Imagem e Conhecimento (CNPq) desde 2002. E-mail: analuisasallas@gmail.com

Simone Meucci, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora Associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa "Pensamento social, intelectuais e circulação de ideias". E-mail: simonemeucci2010@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

23.06.2021

Como Citar

Fayet Sallas, A. L., & Meucci, S. (2021). “O melhor medo da minha vida” - emoções nas ocupações estudantis. Linhas Crí­ticas, 27, e36528. https://doi.org/10.26512/lc27202136528

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões educativas da luta

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