Direitos Humanos na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202451630

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Formação de professores, Educação Superior

Resumo

As políticas públicas da Educação Superior ampliaram o acesso de estudantes alvo de preconceitos e discriminações, trazendo novos desafios à formação docente. Considerando a herança elitista desse nível de ensino, buscamos avaliar a política de formação docente para Educação Superior, na perspectiva dos Direitos Humanos, em um Instituto Federal do Nordeste brasileiro. Utilizamos uma metodologia mista envolvendo 60 docentes, 211 estudantes e 5 gestores. A etapa quantitativa utilizou um questionário online e a etapa qualitativa utilizou grupos focais, diários de campo e análise documental, analisados pela hermenêutica crítica. Os resultados indicaram que a Educação em Direitos Humanos possuía pouca expressividade na pesquisa e extensão, com mudanças no ensino, decorrente da exigência das políticas públicas. Na gestão, a Educação em Direitos Humanos ganhou espaço nos documentos institucionais a partir de 2015, mas, no cotidiano, ainda apresenta dificuldade em punir os casos de discriminação cometidos por servidores e estudantes.

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Biografia do Autor

Aparecida Sobreira Carvalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2022). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Sousa. Coordenadora do Grupo de pesquisa Educação, Direitos Humanos e Fortalecimento. E-mail: apsobreira01@gmail.com

Verônica Ximenes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona (2000). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária. E-mail: vemorais@yahoo.com.br

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Publicado

13.11.2024

Como Citar

Carvalho, A. S., & Ximenes, V. (2024). Direitos Humanos na Educação Superior. Linhas Crí­ticas, 30, e51630. https://doi.org/10.26512/lc30202451630

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