“Hermenêutica objetiva” e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação

Autores

  • Rita Almeida Teixeira Vilela
  • Juliane Noack-Napoles

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3618

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa;, Pesquisa educacional;, Hermenêutica objetiva;, Ulrich Oevermann

Resumo

Este texto apresenta a metodologia de pesquisa social qualitativa denominada “hermenêutica objetiva” desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann e aponta sua propriedade na pesquisa educacional. Derivada da tradição interpretativa da Teoria Crítica de Theodor Adorno, a finalidade da análise “hermenêutica objetiva” é descortinar a lógica entre as estruturas de reprodução social e as estruturas de transformação, reveladas em algum tipo de texto. Assim, objetiva desvendar e revelar a realidade sui generis que está contida neles: textos escritos de protocolos de pesquisa de campo, entrevistas, assim como obras de arte, música, arquitetura, são igualmente textos a serem interpretados. A metodologia procura compreender os sentidos que foram atribuídos a uma situação social e que estão registradas no texto. O texto apresenta dimensões do método usadas na Alemanha e no Brasil em pesquisas da escola e da sala de aula. 

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Vilela, R. A. T., & Noack-Napoles, J. (2011). “Hermenêutica objetiva” e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação. Linhas Crí­ticas, 16(31), 305–326. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3618

Edição

Seção

Tema: Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação

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