“Hermenêutica objetiva” e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3618Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa;, Pesquisa educacional;, Hermenêutica objetiva;, Ulrich OevermannResumo
Este texto apresenta a metodologia de pesquisa social qualitativa denominada “hermenêutica objetiva” desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann e aponta sua propriedade na pesquisa educacional. Derivada da tradição interpretativa da Teoria Crítica de Theodor Adorno, a finalidade da análise “hermenêutica objetiva” é descortinar a lógica entre as estruturas de reprodução social e as estruturas de transformação, reveladas em algum tipo de texto. Assim, objetiva desvendar e revelar a realidade sui generis que está contida neles: textos escritos de protocolos de pesquisa de campo, entrevistas, assim como obras de arte, música, arquitetura, são igualmente textos a serem interpretados. A metodologia procura compreender os sentidos que foram atribuídos a uma situação social e que estão registradas no texto. O texto apresenta dimensões do método usadas na Alemanha e no Brasil em pesquisas da escola e da sala de aula.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Negative dialetik. In: ______. Gesammelte Schriften.At/W 113. Frankfurt: Suhrkamp, 2003. Band 6.
______.Protokolle und Referate des Seminars Probleme der qualitativen Inhaltsanalyse.Frankfurt: ISF-SS, 1961.
______.Experiências científicas nos Estados Unidos. In: ______.Palavras e sinais.Modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 137-178.
ADORNO, Theodor W. et al. La disputa del positivismo en la sociología alemana. Barce-lona/México: Ed. Grijalbo, 1977.
BUNG, Peter. Systematische Lehrwerkanalyse.Kastellaun: A. Henn Verlag, 1977.
GRUSCHKA, Andreas. Die Aktuelle Lage der Pädagogik in Theorie und Praxis und dieAufgaben des Instituts für Pädagogik ud Gesellschaft. In: Pädagogische Korrespondenz.Heft 01, 1987, p. 5-18.
______. Auf dem Weg zu einer Theorie des Unterrichtens. Frankfurter Beitraegezur Erziehungswissenschaft [Forschungsberiche,n. 5]. Frankfurt am Main:Johann Wolfgang Goethe-Universitaet, 2005.
GRUSCHKA, Andreas et al. Innere Schulreform durch Kriseninduktion?. FrankfurterBeitraege zur Erziehungswissenschaft [Forschungsberiche,n. 4]. Frankfurt amMain: Johann Wolfgang Goethe-Universitaet, 2003.
LENK, Elisabeth. Die uneingelösten Versprechen der Theorie. In: GRUSCHKA,Andreas; OEVERMANN, Ulrich (Hrsg.). Die Lebendigkeit der kritischen Gesellschafts-theorie. Wetzlar: Büchse der Pandora 2004, p. 189-234.
MATTHES-NAGEL, Ulrike. Objektiv-hemeneutische Bildungsforschung. In:______. Latente Sinnstrukturen und objektive Hermeneutik. Zur begrundung einer Theorieder Bilddungsprozesse. München: Minerva Verlag, 1982. p. 332-337.
NEGT, Oscar. Der Soziologe Adorno. In: SCHWEPPENHAEUSER, Gerhard (Hrsg).Soziologie im Spaetkapitalismus: zur Gesellschaftstheorie Theodor W. Adornos.Darmstadt:Wiss. Buchgesellschaft/WBS, 1995.
OEVERMANN, Ulrich. Zur Sache. Die Bedeutung von Adornos methodologischemSelbstverständnis zur Begründung einer materialen soziologischen Strukturanalyse.In: FRIEDEBURG, F. von; HABERMAS, Jürgen (Hrsg.).Adorno-Konferenz. Frankfurtam Main: Suhrkamp Verlag, 1983. p. 234-289.
______. Fallrekontruktion und Strukturgeneralisierung (1991). Frankfurt am Main.Disponível em: . Acesso em: 11 nov.2007.
______. Adorno als empirischer Sozialforscher im Blickwinkel der heutigen Metho-denlage. In: GRUSCHKA, Andreas; OEVERMANN, Ulrich (Hrsg.). Die Lebendigkeitder kritischen Gesellschaftstheorie. Wetzlar: Büchse der Pandora 2004, p. 189-234.
SCHWEPPENHAEUSER, Gerhard. Theodor W. Adorno zur Einfuehrung. Hamburg:Justus Verlag, 2003.
SOUZA, Maria Inez Salgado de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. O currículo e a salade aula: um estudo sobre as interações curriculares e a recontextualização pedagógicaem classes do ensino básico. Vitória. ES. VIII Encontro de Pesquisa da Região Sudeste.Anais”“ textos completos. 2007.
VILELA, Rita Amélia Teixeira. A Teoria Crítica da Educação de Theodor Adorno e sua apro-priação para análise das questões atuais sobre currículo e práticas escolares. Belo Horizonte:Puc Minas. PPGE. Relatório de Pesquisa, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2009.
______. A presença da Teoria Crítica no debate e na pesquisa educacional no Brasil e na Ale-manha no período de 1995 Ã atualidade. Relatório de Pesquisa, CNPq 2006-2008. PucMinas, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2009.
VILELA, Rita Amelia Teixeira; NOACK, Juliane. A pesquisa sociológica “hermêuticaobjetiva”: novas perspectivas para a análise da realidade educacional e de práticas pedagógicas,2008.Disponível em: . Acesso em:10 out. 2009.
WERNET, Andréas. Einfürung in die Interpretationstechnik der Objektiven Hermeneutik.Opladen: Leske u. Budrich Verlag, 2000.
WIGGERSHAUS, Rolf. A escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico,significação política. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.