Hora da roda

as experiências cotidianas das crianças no contexto da Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36176

Palavras-chave:

Infância, Crianças, Pandemia, Experiências Cotidianas, Escola

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de crianças entre 7 e 9 anos, na cidade de Belo Horizonte, MG, cujo objetivo foi compreender, a partir dos seus pontos de vista, como foram as experiências cotidianas no contexto pandêmico provocado pela COVID-19. A investigação contou com estratégias metodológicas que envolveram a criação de espaços de narrativas, nos quais as rodas de conversa e as produções multimodais ganharam destaque, permitindo compreender como as crianças lidaram com o tempo das incertezas, dos medos, como se sentiram e compreenderam a complexidade da realidade vivida, como se relacionaram com as escolas e reorganizaram seus mundos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Gonçalves Nery, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2019). Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância(s), Crianças e Educação (GEPICE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). E-mail: patricia.nery@uemg.br

Referências

Bernardes, J. (2020, dezembro 27) Coronavírus covid-19 não é um vírus feito em laboratório. https://pfarma.com.br/blog/5309-coronavirus-evolucao.html

Brasil. (2010). Resolução nº 4 de 13 de julho de 2010 (Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6704-rceb004-10-1&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192

Faxina, E., & Gomes, P. G. (2016). Midiatização: um novo modo de ser e viver em sociedade. Paulinas.

Felix, V. H. (2020, dezembro 27). O que é TikTok? Tecnoblog. https://tecnoblog.net/337651/o-que-e-tiktok/

Freire, P. (2000). Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra.

Fuenzalida, V. (2008). Cambios en la relación de los niños con la televisión. Comunicar - Revista Científica de Comunicación y Educación, XV(30), 49-54. https://doi.org/10.3916/c30-2008-01-007

Gilbert, E. (2006). Comer, Rezar, Amar. Objetiva.

Gomes, L. O., & Voltarelli, M. A. (2020). Assumir a infância e a educação como prioridades. Linhas Críticas, 26, e34622. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34622

Gómez, G. O. (2014). Recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Paulinas.

Kohan, W. (2019). A devolver (o tempo d)a infância à escola. Em A. Abramowicz, & G. Tebet. Infância e pós-estruturalismo (pp.11-14). Pedro & João.

Nery, P. G. (2019). Culturas da infância: os modos como as crianças assistem, interagem e dão sentido às narrativas das séries de animação. [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-10122019-103104

Oliveira, I. B., & Sgarbi, P. (2008). Estudos do cotidiano e Educação. Autêntica.

Paes, J. P. (1991). Poemas para brincar. Ática.

Pais, J. M. (2003). Vida cotidiana: enigmas e revelações. Cortez.

Sacristán, J. G. (2001). A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Artmed.

Silva, D. N. (2020a, dezembro 27). O que foi a Peste Negra. Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-a-peste-negra.htm

Silva, D. N. (2020b, dezembro 27). Gripe Espanhola. História do Mundo. https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/gripe-espanhola.htm

Starling, C. (2020, setembro 22). Meu primeiro dia de aula foi inesquecível. Estado de Minas. https://www.em.com.br/app/colunistas/carlos-starling/2020/09/22/noticia-carlos-starling,1187644/meu-primeiro-dia-de-aula-foi-inesquecivel.shtml

Starling, H. M., & Schwarcz, L. M. (2020, dezembro 30). Negacionismo sem máscaras. Revista Carta Capital, XXVI (1138), 12-13.

Downloads

Publicado

27.05.2021

Como Citar

Gonçalves Nery, P. (2021). Hora da roda: as experiências cotidianas das crianças no contexto da Pandemia. Linhas Crí­ticas, 26, e36176. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36176

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?