Nós e os outros animais: Especismo, Veganismo e Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3532Palavras-chave:
Relação entre animais humanos e não-humanos;, Ética;, Paradigmas educacionais;, Especismo;, Veganismo;, Educação ambientalResumo
Neste artigo são apresentados alguns fundamentos epistemológicos para a construção de uma educação ambiental (EA) crítica, explorando as fronteiras entre EA e paradigmas nãoantropocêntricos como parte de uma reflexão transformadora da relação sociedadenatureza. Os argumentos desenvolvidos mostram que, no âmbito de uma nova perspectiva genuinamente não-antropocêntrica, devemos considerar os interesses dos animais nãohumanos não apenas por questões de ordem ética tout court ”“ ou seja, pelo seu valor intrínseco como “sujeitos de uma vida” ”“ mas também porque essa nova postura traria resultados positivos no que tange à sustentabilidade em suas diversas dimensões. Para tanto, discute-se a interface entre EA e os conceitos de especismo e veganismo ”“ ligados ao ideário do chamado “abolicionismo animal” ”“ como conceitos-chaves para a construção de uma ética ecocêntrica.
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