A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições

Autores

  • Meirecele Leitinho

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3429

Palavras-chave:

Dilemas;, Contradições;, Formação pedagógica;, Equilíbrio dialético

Resumo

O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face às exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.

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Biografia do Autor

Meirecele Leitinho

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964). Especialista em Psicologia e Pesquisa (1976). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1980). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Brasília (2007). Professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFC

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Publicado

31.08.2008

Como Citar

Leitinho, M. (2008). A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições. Linhas Crí­ticas, 14(26), 79–92. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3429

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