Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3348Palavras-chave:
Cooperação;, Mediação;, Material didático;, Educação a distânciaResumo
O artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação ”“ TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas.
Downloads
Referências
APRENDIZAGEM colaborativa assistida por computador. Núcleo Ue-Minerva ”“ Universidadede Évora. Disponível em: <http://www.minerva.uevora.pt/cscl/index.htm#Aprendizagem%20colaborativa/ >. Acesso em: 20 set. 2006.
AZEVEDO, Wilson. EaD:a revolução da TI e suas influências na evolução do conhecimento.Palestra proferida na reunião do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino)em 26 out. 2001. Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/ artigos/cogeime.html>. Acesso em: 24 jul. 2003.
CAMPOS, Fernanda Cláudia Alves et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro:DP&A, 2003.
GARCIA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia hoy. Madrid: Uned, 1994.LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância:temas para o debate de uma nova agenda educativa.Porto Alegre: Artmed, 2001.
NEDER, Maria Lúcia. A orientação acadêmica na educação a distância:a perspectiva de (res) significação do processo educacional. Disponível em: <http://www.nead.ufmt.br/documentos/A_ori-entacao_Academica_Lucia_06.doc>. Acesso em: 3 jul. 2003.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Quando o ensinar e o aprender deixam a sala de aula. In:______; ______. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed,2002. Cap. 1, p. 25-43.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância:experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
WOODBINE, Gordon. Can the various forms of cooperative learning techniques be appliedeffectively in the classroom in content driven accounting courses? Proceedings of the 6th AnnualTeaching Learning Forum, p. 357-360, fev. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
