Participação social das crianças diante de cenários de crise: uma conversa com Maria Letícia Nascimento (entrevista)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33253

Palavras-chave:

Infância, Participação social das crianças, Protagonismo infantil, Cenários de crise

Resumo

Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento é professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), pela qual se graduou em pedagogia e fez mestrado e doutorado em educação. Em 2014 concluiu seu pós-doutorado no campo da sociologia da infância na University of Sussex, UK. Desde 2010 coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), vinculado à USP. Nesta entrevista, ocorrida em julho de 2020, tratamos da participação social das crianças diante deste cenário de crise, refletindo sobre os desafios, as tensões e os impactos para as crianças e o campo da infância.

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Biografia do Autor

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Educação pela USP. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP-UnB), e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/ FEUSP). E-mail: moniquevoltarelli@yahoo.com.br

Lisandra Ogg Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela USP. Professora Adjunta no curso de graduação em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Território dos Estudos da Infância (TEI/UERJ). E-mail: lisandraogg@yahoo.com.br

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Publicado

08.09.2020

Como Citar

Voltarelli, M. A., & Gomes, L. O. . (2020). Participação social das crianças diante de cenários de crise: uma conversa com Maria Letícia Nascimento (entrevista). Linhas Crí­ticas, 26, e33253. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33253

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?