Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate

Autores

  • Selva Fonseca
  • Regina Célia Couto

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3282

Palavras-chave:

Formação docente;, Ensino de História;, Multiculturalismo

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa acerca da temática "Formação de Professores/as de História e Multiculturalismo". O objetivo da pesquisa foi analisar as seguintes questões: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História forma "na" e "para" uma perspectiva multicultural? Qual perspectiva cultural está explícita e implícita nos PCNs do ensino de História? As instituições formadoras de professores/as trabalham a perspectiva da pluralidade cultural nos seus currículos formais e ativos? Para responder a essas perguntas foram analisados documentos escritos e entrevistas orais com um universo de professores/as formadores/as d curso de História da UFMG e UFU, tendo como suporte metodológico a história oral temática. Este artigo visa a socializar análises produzidas a partir da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selva Fonseca

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 1996). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora do CNPq.

Regina Célia Couto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG, 2005). Professora do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pampa - UFPEL.

Referências

BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas. Trad.: Sérgio PauloRouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BOM MEIHY, J. C. Manual de história oral. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidade XXI. O futuro em debate. Brasília: InformativoSesu/Capes. 2003.

______. Ministério da Educação e Desporto. Diretrizes para a formação de professores da educaçãobásica, em cursos de nível superior. Brasília: MEC, 2002. (http:/www.mec.gov.Br/sesu/ftp/curdiretriz/ed_basicaed_basdire.doc.)

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidadecultural, orientação sexual. Temas Transversais. 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História. 5ª a 8ªséries. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. Trad.: Magda Lopes. São Paulo:Edunesp, 1992.

CANEN, Ana; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na esco-la e na formação docente. In: _____. (Orgs.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus,2001. p. 15-44.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Campinas: Papirus, 2003.

______. Quais histórias ensinar, quais histórias aprender no século XXI? In: Histórias, Boletim doLaboratório e Arquivo de Memória Histórica ”“ LAMH, Unicentro Newton Paiva, Belo Horizonte,v. 4, n. 6, p. 2, mar. 2001.

MATTOS, Hebe Maria. O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In:ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodolo-gia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 127-136.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Articular os saberes. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios.Trad.: Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002.

RAGO, Margareth. O historiador e o tempo. In: DE ROSSI, Vera Lúcia Sabongi; ZAMBONI,Ernesta (Orgs.). Quanto tempo o tempo tem!Educação, filosofia, psicologia, cinema, astronomia,psicanálise, história... Campinas: Alínea, 2003. p. 25-48.

SACRISTÁN, J. G. A cultura, o currículo e a prática escolar. In: _____. O Currículo: uma reflexãosobre a prática. Trad.: Ernani F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-53.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Marcos A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional.São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. Folclore, antropologia e história social. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sérgio(Orgs.). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Edunicamp, 2001. p. 238.

TORRAINE, Alain. A escola do sujeito. In: ______. Poderemos viver juntos?Iguais e diferentes.Trad.: Jaime A. Clasen e Epfrain F. Alves. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 317-343.

Downloads

Publicado

31.10.2006

Como Citar

Fonseca, S., & Couto, R. C. (2006). Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate. Linhas Crí­ticas, 12(22), 59–74. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3282

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.