Arte e educação integral na concepção histórico-crítica
uma entrevista com Demerval Saviani
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32336Palavras-chave:
Dermeval Saviani, Educação integral, Currículo, Ensino de arteResumo
Em 1976, Saviani afirmava que era lícito indagar se a ênfase na habilitação profissional é compatível com a formação integral do adolescente. Quase meio século depois, as questões relacionadas à formação integral voltam ao centro das discussões com as recentes reformas curriculares. Conhecido por defender a perspectiva histórico-crítica, Dermeval Saviani ressignifica a concepção de formação integral fundamentando-se em aspectos filosóficos coerentes com as necessidades concretas de seu tempo. Nesta entrevista, com o intuito de esclarecer um equívoco publicado, que o aponta como contrário à existência do componente “Arte” no currículo escolar, o autor apresenta seu posicionamento sobre a relevância da Arte no currículo para a formação humana integral, entre outras considerações importantes sobre as atuais reformas curriculares.
Downloads
Referências
Barbosa, A. M. (2011). Entre Memória e História. In A. M. Barbosa (Org.). Ensino da arte: memória e história (pp. 1-26). Perspectiva.
Ravitch, D. (2010). The death and life of the great American School System: how testing and choice are undermining education. Basic Books.
Ravitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Sulina.
Saviani, D. (1976). Análise crítica da organização escolar brasileira através das leis 5.540/68 e 5.692/71. In W.E. Garcia (Org.). Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento (pp. 174-194). Mc Graw-Hill do Brasil.
Saviani, D. (1986). Educação: do senso comum à consciência filosófica (8. ed.). Cortez.
Saviani, D. (2009a). Formação e condições de trabalho docente. Revista Educação e Cidadania 8(1), 67-77.
Saviani, D. (2009b). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação 14(40), 143-155. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012
Saviani, D. (2011). Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica, 9(1), 07-19. https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15667
Saviani, D. (2012). A pedagogia no Brasil: história e teoria (2.ed.). Autores Associados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rebeca Amorim, Cássia Ferri
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.