Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade

Autores

  • Maria Lucimar Miranda de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3201

Palavras-chave:

Escola comunitária;, Inclusão;, Exclusão;, Resistência

Resumo

Este artigo descreve e analisa um tipo de escola desatrelada do Poder Público e da rede privada, localizada em áreas de extrema pobreza, construída e administrada pelos moradores dessas áreas. É a escola comunitária, cuja história oferece a possibilidade para se refletir como a população pobre enfrenta e resolve os problemas da falta de acesso de seus filhos à instrução formal. Ao longo do trabalho, descrevem- se e analisam-se também as mutações que se produzem na cultura de um grupo social, ao experimentar o jogo de forças presente em sua interação com a cidade, da qual se encontra separado. A existência dessa modalidade escolar constitui uma denúncia da omissão do Estado em relação ao ensino público, mas também faz emergir a ação coletiva, que inclui a demanda por escolas e outros serviços, por meio dos quais a população tenta interagir com a cidade.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.11.2004

Como Citar

Albuquerque, M. L. M. de. (2004). Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade. Linhas Crí­ticas, 10(19), 183–202. https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3201

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.