Reflexos da política de gestão gerencial sobre o trabalho do coordenador pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31767Palavras-chave:
Gestão Gerencial, Políticas Públicas, Coordenador PedagógicoResumo
O artigo se propõe a compreender o contexto da gestão gerencial, enquanto política pública, suas características e influências no sistema educacional e no trabalho do coordenador pedagógico. Originário de uma pesquisa bibliográfica, o estudo evidencia que a gestão gerencial imprime ao trabalho do coordenador pedagógico políticas públicas de responsabilização pela articulação da prática e dos resultados da escola; e, ao exigir líderes executores e não reflexivos, o sistema gerencial tende a transformar o coordenador em um mero executor das ideologias neoliberais sem espaço e condições para superar as concepções ideológicas dominantes.
Downloads
Referências
Araújo, S. de, & Castro, A. M. D. A. (2011). Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 19(70), 81-106. https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000100006
Ball, S. J. (2001). Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, 1(2), 99-116. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf
Barroso, J. (2005). O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, 26(92), 725-751. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300002.
Carvalho, E. J. G. de (2009). Reestruturação produtiva, reforma administrativa do estado e gestão da educação. Educação & Sociedade, 30(109), 1139-1166. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400011
Drabach, N. P. (2011). Gestão Gerencial: a ressignificação dos princípios da gestão democrática. Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – Anpae, São Paulo, SP, Brasil, 25. https://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0413.pdf
Kuenzer, A. Z. (2008). As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: N. S. C. Ferreira (Org.). Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios (6. ed. p. 33-57). Cortez.
Lima, T. C., & Mioto, R. C. T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katályses, 10(esp.), 37-45. https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
Mundim, M. A. P., & Silva, L. N (2019). Gerencialismo estatal e a relação público - privada na educação em Goiás. Revista Práxis Educacional, 15(31), 102-122. https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4662
Peroni, V. M., & Caetano, V. M. R. (2015). O público e o privado na educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, 9(17), 337-352. http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/584/658
Placco, V. M. N. de S., Souza, V. L. T. de, & Almeida, L. R. de (2012). O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, 42(147), 754-771. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006.
Ramos, I. de S. (2013). A identidade profissional do coordenador pedagógico: caminhos incertos. Congresso Nacional de Educação – Educere, Curitiba, PR, Brasil, 11. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8173_6489.pdf
Senado Federal. (2017). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. República Federativa do Brasil. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf
Silva, L. G. A. da, & Sampaio, C. L. (2015). Trabalho e autonomia do coordenador pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais implementadas no Estado de Goiás. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(89), 964-983. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000400007.
Silva, M. V. (2001). Empresa e escola: do discurso da sedução a uma relação complexa. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253484/1/Silva_MariaVieira_D.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Soane Santos Silva, Ennia Débora Passos Braga Pires, Maísa Oliveira Melo Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.