O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil

revisão sistemática e metassíntese

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31262

Palavras-chave:

Ensino, Serviço, Comunidade, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

Objetivo: caracterizar o papel social da Universidade mediante a integração ensino-serviço-comunidade em saúde no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática e de uma metassíntese realizadas mediante busca nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE. Resultados: foram identificados ao total 1224 estudos e, após a aplicação dos critérios de exclusão, 19 artigos foram analisados. Os achados apoiam que as práticas extramuros na área da saúde se mostram valorosas como aplicabilidade de práticas pedagógicas. Conclusão: o papel social da Universidade reflete nas práticas pedagógicas da integração ensino-serviço-comunidade e favorece a valorização dos usuários e do cuidado em saúde.

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Biografia do Autor

Hengrid Graciely Nascimento Silva, Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Fisioterapeuta - Universidade Estadual do Piauí, mestranda em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Piauí, área de pesquisa: saúde coletiva. E-mail: hengrid_graciely@hotmail.com

Brena Costa de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Fisioterapeuta - Universidade Estadual do Piauí, residente multiprofissional em saúde com área de concentração em alta complexidade - Universidade Federal do Piauí, área de pesquisa: saúde coletiva. E-mail: brena_oliveira.5@hotmail.com

Luís Eduardo Soares dos Santos, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Enfermeiro - Universidade Federal do Piauí, doutorando em enfermagem - Universidade Federal do Ceará, grupo de pesquisa em saúde coletiva, na linha saúde mental e saúde da criança e do adolescente. E-mail: luisedu.edu19@gmail.com

Maísa de Lima Claro, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Nutricionista - Universidade Federal do Piauí, mestre em ciências e saúde - Universidade Federal do Piauí, grupo de pesquisa em saúde coletiva, na linha saúde da criança e do adolescente. E-mail: maisaclaro_lima@hotmail.com

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Publicado

29.07.2020

Como Citar

Nascimento Silva, H. G., Costa de Oliveira, B., Soares dos Santos, L. E., & de Lima Claro, M. (2020). O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese . Linhas Crí­ticas, 26, e31262. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31262

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