Do tornar-se professor à criação nos processos de formação em saúde
um estudo biografemático
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30958Palavras-chave:
Biografema, Educação em saúde, Educação superior, Estilos de docênciaResumo
Este estudo toma processos de formação em saúde com o objetivo de analisar características da docência e seus efeitos nos espaços educacionais. Foram utilizadas conversas com professores dos cursos de educação superior da área. Lançou-se mão de um método de pesquisa denominado Biografema, uma estratégia que valoriza dobras da vida com a obra, em movimento de tornar-se o que se é. Os dados produzidos apontam para as relações da docência com a pesquisa, desta com aspectos do vivido e com transformações desejadas. Destaca-se a possibilidade de fortalecer discussões a partir de uma didática baseada na filosofia da diferença, como caminho para que professores e alunos assumam estilos singulares.
Downloads
Referências
Adó, M. D. L. (2015). Prólogo. In Corazza S. M., Oliveira, M. R., Adó, M. D. L. (Orgs.) Biografemática na Educação: vidarbos. (pp. 17-21). UFRGS
Adorno, T. (2003). O ensaio como forma. In Adorno, T. Notas de literatura I (pp. 15-45). Duas Cidades; Ed. 34. (Trabalho original publicado em 1954).
Bandeira, L. V. V. (2014). Um modo de ler e escrever na EJA: oficinas biografemáticas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Lume Repositório Digital. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/104491
Barthes R. (2005). A preparação do romance I: da vida à obra. Martins Fontes (Trabalho original publicado em 2003).
Barthes, R. (1987). O prazer do texto. Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1973).
Batista, K. B. C., & Gonçalves, O. S. J. (2011). Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde e Sociedade, 20(4), 884-899. https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000400007
Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40. http://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25
Biato, E. C. L. (2015). Oficinas de Escrileituras: Possibilidades de transcriação em práticas de saúde, educação e filosofia. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Mato Grosso]. Publicações UFMT. http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/88aabe215b218853be2f88abda43c45f.pdf
Corazza, S. M. (2010). Introdução ao método biografemático. In Fonseca, T. M. G., & Costa, L. B. (orgs). Vidas do fora. Habitantes do silêncio (pp.47-68). UFRGS.
Corazza, S. M. (2012). Didaticário de criação: aula cheia. UFRGS.
Corazza, S. M. (2013). O que se transcria em educação? UFRGS.
Corazza, S. M. (2016). Currículo e Didática da Tradução: vontade, criação e crítica. Educação & Realidade, 41(4), 1313-1335. Epub August 22, 2016. https://doi.org/10.1590/2175-623658199
Corazza, S. M. (2017). Docência-pesquisa da diferença: poética de arquivo-mar. Doisa/UFRGS.
Corazza, S. M. (2019). A-traduzir o arquivo da docência em aula: sonho didático e poesia curricular. Educação em Revista, 35, e217851. https://doi.org/10.1590/0102-4698217851
Corazza, S. M., Nodari, K. E., & Biato, E. C. (2019). Escrileituras: ler-escrever como método de invenção no ensino e na pesquisa. Investigação Qualitativa em Educação. Atas CIAIQ 2019.
Corrêa, G. T., & Ribeiro, V. M. B. (2013). Formação pedagógica na pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 18(6), 1647-1656. https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600016
Costa, L. B. (2011). Estratégias biográficas. Biografema com Barthes, Deleuze, Nietzsche e Henry Miller. Sulina.
Creswell, J. W. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3.ed. Penso.
Deleuze, G., & Guattari, F. (1996). Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia, v.3, Ed. 34 (Trabalho original publicado em 1980).
Franco, M. (2008). Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis. In Pimenta, S. G.; Franco, M. Pesquisa em educação (volume I) (pp.103-138). Loyola.
Gonçalves, B. F. (2012). Viagens guardadas: arte autobiografemática em educação. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Lume Repositório digital. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/61742
Libâneo, J. C. (2013). Didática. 2ª ed. Cortez.
Marton, S. (Org.) (2016). Dicionário Nietzsche. Loyola (Sendas & veredas) GEN - Grupo de Estudos Nietzsche.
Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. Summus.
Meyer, D. E., & Paraíso, M. A. (2012). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Mazza Edições.
Nietzsche, F. W. (1880). Fragmentos póstumos. (Fragmento póstumo 6 [80] de 1880).
Nietzsche, F. W. (1995). Ecce homo: como alguém se torna o que é. Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1888).
Nodari, K. E. R., Corazza, S. M. (2019). Um drama no currículo: oficinas de transcriação. Educação. Revista do Centro de Educação da UFSM, 44, 1-21. https://doi.org/10.5902/1984644431380
Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. C. (2014). Docência no ensino superior. 5ª ed. Cortez.
Ribeiro, M. L., & Cunha, M. I. (2010). Trajetórias da docência universitária em um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. Interface - Comunicação, Saúde, Educação,14(32), 52-68. https://doi.org/10.1590/S1414-32832010000100005
Santiago, S. (1976) Glossário de Derrida. Livraria Francisco Alves Editora.
Schwantz, J. W. (2015). Biografemário de um aprender: “Escrileituras em meio à vida”. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pelotas]. Repositório Institucional UFPEL. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2912
Teixeira, R. R. (2015). As dimensões da produção do comum e a saúde. Saúde e Sociedade, 24(Suppl.1), 27-43. https://doi.org/10.1590/s0104-12902015s01003
Viesenteiner, J. L. (2009). Experimento e vivência: a dimensão da vida como pathos. [Tese de doutorado, Universidade de Campinas]. Repositório da produção científica e intelectual da UNICAMP. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280812
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Emília Carvalho Leitão Biato, Luiza Tessmann, Claudia Maffini Griboski, Dayde Lane Mendonça da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.