A criatividade na escola: três direções de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3057Palavras-chave:
Criatividade, Escola, Aluno criativo, Formação de professores, SubjetividadeResumo
O objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.