A criatividade na escola: três direções de trabalho

Autores

  • Albertina Mitjáns Martínez Universidade de Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3057

Palavras-chave:

Criatividade, Escola, Aluno criativo, Formação de professores, Subjetividade

Resumo

O objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la.   

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Publicado

31.01.2003

Como Citar

Mitjáns Martínez, A. (2003). A criatividade na escola: três direções de trabalho. Linhas Crí­ticas, 8(15), 189–206. https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3057