Maria Montessori e seu método

Autores

  • Magda Suely Pereira Costa Universidade Estadual do Tocantins, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914

Palavras-chave:

Educação do Homem Consciente Linha;, Materiais pedagógicos;, Montessori

Resumo

Neste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.12.2002

Como Citar

Costa, M. S. P. (2002). Maria Montessori e seu método. Linhas Crí­ticas, 7(13), 305–320. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.