A criança que aprende divertindo-se e a tela que diverte educando: a recepção infantil de programas de TV lúdico-educativos ligados a educação ambiental

Autores

  • Adriana Magalhães Alves de Melo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2905

Palavras-chave:

Televisão;, Educação;, Recepção;, Meio ambiente;, Criança

Resumo

O surgimento de estudos a partir da perspectiva dos receptores tem contribuído para uma melhor compreensão da relação criança e televisão. Constatou-se que a aliança entre o lúdico da televisão e o educativo é chave do sucesso para a educação via televisão junto ao público infanto-juvenil. O presente estudo tern por objetivo compreender como as crianças estão recebendo esse tipo de programa, que ensina divertindo, mais especificamente em relação ã educação ambiental. Para melhor delimitar o trabalho, foi escolhida a novela infantil Flora Encantada, exibida no programa Angel Mix, da Rede Globo, de outubro de 1999 a março de 2060, que buscava uma integração entre educação ambiental e televisão. Será examinada a recepção da novela, visando compreender as leituras que as crianças fazem, para, enfim, mapear essa recepção infantil.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.12.2002

Como Citar

Melo, A. M. A. de. (2002). A criança que aprende divertindo-se e a tela que diverte educando: a recepção infantil de programas de TV lúdico-educativos ligados a educação ambiental. Linhas Crí­ticas, 7(13), 227–240. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2905

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.