Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?

Autores

  • Benigna Maria de Freitas Villas Boas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2884

Palavras-chave:

Avaliação;, Trabalho pedagógico;, Formação de professores

Resumo

Este texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.10.2002

Como Citar

Boas, B. M. de F. V. (2002). Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?. Linhas Crí­ticas, 7(12), 23–40. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2884

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.