Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2884Palavras-chave:
Avaliação;, Trabalho pedagógico;, Formação de professoresResumo
Este texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação.
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