A pesquisa institucional e a educação superior brasileira: um estudo de caso longitudinal da evasão
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2870Palavras-chave:
Pesquisa institucional;, Evasão;, Educação superior;, Estudo longitudinalResumo
Este artigo apresenta os resultados iniciais de um estudo de caso longitudinal na Universidade de Brasília sobre a evasão na educação superior brasileira. A partir do modelo interacional desenvolvido por Tinto nos Estados Unidos, busca-se uma adaptação à realidade brasileira. Procurando mostrar as relações entre as suas principais variáveis, desde a vida do estudante no ensino médio, passando por suas motivações e expectativas ao entrar na instituição, centra-se na possibilidade de integração, tanto acadêmica quanto social, desse aluno, bem como no seu compromisso em permanecer na instituição e concluir o seu curso. Trabalha-se com uma amostra aleatória estratificada por curso e sexo entre os alunos da UnB ingressos no primeiro semestre de 1998, para um acompanhamento de quatro anos. Os dados sugerem que fatores internos possuem um peso importante na decisão em evadir, melhor observado quando da análise sobre as diferenças entre alunos evadidos e não evadidos.
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