Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2758Palabras clave:
Psicologia da educação;, Formação continuada de professores;, Ensino à distância;, Projeto Pró-Ciências;, Universidade Aberta do Distrito FederalResumen
Em 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.