Docência, tecnologias e sociedade neoliberal
um diálogo com o professor Acir Mário Karwoski
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26484Palavras-chave:
Educação, Sociedade neoliberal, Mídias e tecnologia, SubjetividadesResumo
Nesta entrevista a temática que envolve educação, tecnologias e sociedade neoliberal é o ponto central de discussão e reflexão. O propósito é trazer à tona problematizações sobre as controvertidas relações entre educação e tecnologias na sociedade conduzida pelo capitalismo global e neoliberalismo, além de seus efeitos na produção de subjetividades. Dialogar sobre esse tema é bastante instigante porque, ao olhar a partir de outras dimensões (perspectiva crítica e dialética), é possível desconstruir aspectos instaurados na academia com pontos e contrapontos que oportunizam críticas e debates. Para aprofundar esse campo de conhecimento, foi entrevistado o docente Acir Mário Karwoski (A. M. K.), que se destaca no cenário nacional pelos legados e pelas inúmeras produções científicas que possui.
Downloads
Referências
Barreto, R. G. A. (2012). Recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação e Sociedade. Campinas, 33(121), 985-1002. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004
Chaquime, L. P., & Mill, D. (2016). Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-Tec Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(245), 117-130. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/361514036
Tardif, M. (2010). Os saberes dos professores. In: Oliveira, D. A.; Duarte, A. M. C.; Vieira, L. M. F. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Ed. UFMG.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Evandro Salvador Alves de Oliveira, Júlio Henrique Cunha Neto, Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Sálua Cecílio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.