Docência, tecnologias e sociedade neoliberal

um diálogo com o professor Acir Mário Karwoski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26484

Palavras-chave:

Educação, Sociedade neoliberal, Mídias e tecnologia, Subjetividades

Resumo

Nesta entrevista a temática que envolve educação, tecnologias e sociedade neoliberal é o ponto central de discussão e reflexão. O propósito é trazer à tona problematizações sobre as controvertidas relações entre educação e tecnologias na sociedade conduzida pelo capitalismo global e neoliberalismo, além de seus efeitos na produção de subjetividades. Dialogar sobre esse tema é bastante instigante porque, ao olhar a partir de outras dimensões (perspectiva crítica e dialética), é possível desconstruir aspectos instaurados na academia com pontos e contrapontos que oportunizam críticas e debates. Para aprofundar esse campo de conhecimento, foi entrevistado o docente Acir Mário Karwoski (A. M. K.), que se destaca no cenário nacional pelos legados e pelas inúmeras produções científicas que possui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros, Brasil

Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMINHO - Portugal). Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor Associado do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e atualmente Diretor de Ensino e docente no curso de Educação Física. E-mail: evandro@unifimes.edu.br 

Júlio Henrique Cunha Neto, Universidade de Uberaba, Brasil

Doutor em Educação pela Uniube; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Graduado em Matemática. Área de Investigação Educação. E-mail: julio_h_neto@hotmail.com

Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas, Brasil

Doutorando em Educação pela Uniube; P´ró-Reitor de Pesquisa no Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM; Mestre em Educação. Área de Investigação Educação. E-mail: profhenrique@unipam.edu.br

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba, Brasil

Doutora em Sociologia pela USP; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE; Área de Investigação Educação. E-mail: salua.cecilio@uniube.br

Referências

Barreto, R. G. A. (2012). Recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação e Sociedade. Campinas, 33(121), 985-1002. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004

Chaquime, L. P., & Mill, D. (2016). Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-Tec Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(245), 117-130. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/361514036

Tardif, M. (2010). Os saberes dos professores. In: Oliveira, D. A.; Duarte, A. M. C.; Vieira, L. M. F. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Ed. UFMG.

Downloads

Publicado

04.08.2020

Como Citar

Alves de Oliveira, E. S., Cunha Neto, J. H., Carivaldo de Miranda Neto, H., & Cecílio, S. (2020). Docência, tecnologias e sociedade neoliberal: um diálogo com o professor Acir Mário Karwoski. Linhas Crí­ticas, 26, e26484. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26484