Currículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria (apresentação)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23943Palavras-chave:
Currículo, Avaliação da Aprendizagem, Políticas, PráticasResumo
Políticas de educação e de avaliação das aprendizagens têm seguido distintos sentidos embora, de um modo geral, todas justificadas para promoverem melhorias, face ao reconhecimento da complexidade que atravessa a sociedade em geral e os sistemas educativos, em particular.
Downloads
Referências
Bolívar, A. (2012). Melhorar os processos e os resultados educativos. O que nos ensina a investigação.V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Bolívar, A. (2017). El mejoramiento de la escuela: líneas actuales de investigación, Revista Portuguesa de Pedagogia, Vol. 51, Nº 2, 5-27, https://doi.org/10.14195/1647 8614_51 2_1
Leite, C. & Fernandes, P. (2014). Avaliação, qualidade e equidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 19(2), 421-438.
Leite, C. (2002). O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Northouse, P.G. (2009). Leadership: theory and practice (5th ed.). Los Angeles: Sage Publications.
Northouse, P.G. (2013). Leadership: theory and practice. Thousand Oaks, CA.: Sage.
Sampaio, M. & Leite, C. (2015). A territorialização das políticas educativas e a justiça curricular: o caso TEIP em Portugal, Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 715-740
Silva, T. T. (1992). O que produz e o que reproduz em educação, Porto Alegre: Artes Médicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.