Em gênero e sexualidade aprende-se pela repetição com diferença: cenas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.23614

Palavras-chave:

Heteronormatividade, Norma, Diferença, Repetição

Resumo

O artigo traz cenas ocorridas no ambiente escolar em que a heteronormatividade é propagada não só a partir da marginalização das expressões de gênero e sexualidade não-hegemônicas, mas principalmente pela minuciosa atuação da norma que induz pressupor a heterossexualidade como a sexualidade verdadeira. Há um conjunto sutil de pedagogias que nos convida a repetir a norma, acenando com benefícios de inserção social. Mas há contingências, indagações, interpelações, confrontos que nos fazem repetir com diferenças o que a norma prescreve, e este é o espaço da educação, sempre tensionada pela repetição da norma com diferenças, fruto dos novos contextos e das demandas das culturas juvenis.

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Biografia do Autor

Yara de Paula Picchetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2009), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010), graduação em Bacharel em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e aperfeicoamento em Orientação à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Orientadora Educacional do Colégio Luterano Arthur Konrath. Tem experiência na área de Educação

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Geologia e em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Sociologia e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003). Professor Associado IV da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa as conexões entre experiência e aprendizagem da História a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ. Coordenador do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

Picchetti, Y. de P., & Seffner, F. (2018). Em gênero e sexualidade aprende-se pela repetição com diferença: cenas escolares. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.23614