Em gênero e sexualidade aprende-se pela repetição com diferença: cenas escolares

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.23614

Keywords:

Heteronormativity, Norm, Difference, Repetition

Abstract

The article presents scenes that occurred in the school environment in which heteronormativity is propagated not only by the marginalization of non-hegemonic expressions of gender and sexuality, but mainly by the meticulous performance of the norm that induces heterosexuality to be assumed to be true sexuality. There is a subtle set of pedagogies that invites us to repeat the norm, waving with benefits of social insertion. But there are contingencies, inquiries, interpellations, confrontations that make us repeat with differences what the norm prescribes, and this is the space of education, always stressed by the repetition of the norm with differences, fruit of the new contexts and the demands of youth cultures.

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Author Biographies

Yara de Paula Picchetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2009), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010), graduação em Bacharel em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e aperfeicoamento em Orientação à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Orientadora Educacional do Colégio Luterano Arthur Konrath. Tem experiência na área de Educação

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Geologia e em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Sociologia e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003). Professor Associado IV da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa as conexões entre experiência e aprendizagem da História a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ. Coordenador do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação

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Published

2018-11-20

How to Cite

Picchetti, Y. de P., & Seffner, F. (2018). Em gênero e sexualidade aprende-se pela repetição com diferença: cenas escolares. Linhas Críticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.23614

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