Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23165

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Matemática, Etnomatemática, Estado da Arte

Resumo

O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte. Destacamos publicações envolvendo análises e contribuições da Educação Matemática voltada para a EJA. O objetivo foi contribuir para o conhecimento e o enfrentamento de grandes desafios da EJA, especialmente os relacionados à formação do docente que atua nesta modalidade. Os resultados destacam as bases do Programa Etnomatemática como possibilidade de melhoria da qualidade do processo educacional da EJA, e sua influência sobre a formação/atuação dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino de modo a torná-la mais eficaz e adequada à s expectativas e especificidades de seus alunos.

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Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

21.02.2019

Como Citar

Freitas, A. V. (2019). Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos. Linhas Crí­ticas, 25, e23165. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23165

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

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