Os experts e a produção de saberes para a docência

primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23109

Palavras-chave:

Saber para ensinar, Aritmética, Lydia Lamparelli, Expert, Arquivos pessoais

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa intitulado Os experts e a aritmética para ensinar nos primeiros anos escolares, São Paulo (1961-1996). Abordar o saber profissional do professor que ensina matemática é o tema desse projeto, que busca tornar inteligível o papel de experts na sistematização de uma aritmética para ensinar. Este texto traz as primeiras análises da produção de Lydia Lamparelli, constituída como expert, a partir de referências bibliográficas tomadas para este estudo. Os primeiros resultados revelam possibilidades que acervos pessoais podem dar à caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática.

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Biografia do Autor

André Francisco de Almeida, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, SP

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, Campus Guarulhos, SP. Coordenador do GHEMAT-SP, www.ghemat.com.br

Referências

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Publicado

20.02.2019

Como Citar

Almeida, A. F. de, & Valente, W. R. (2019). Os experts e a produção de saberes para a docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli. Linhas Crí­ticas, 25, e23109. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23109

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

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