Experiências narrativas
um relato de formação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18978Palavras-chave:
Narrativas, Saúde, EducaçãoResumo
Apresentamos uma discussão com base no módulo “Encontros e Produção de Narrativas”, parte integrante da matriz curricular de uma formação universitária em saúde. O estudo decorre de relatos referentes à dimensão da experiência em campo vivenciada pelos estudantes, contemplando a escuta de usuários/as vinculados a Unidades de Saúde, com atenção às demandas de saúde. Durante um semestre, duplas de estudantes realizam visitas domiciliares quinzenais aos usuários/as, produzindo diários de campos que serão base para a construção de uma narrativa. O processo situa a narrativa como recurso pedagógico potente, para a tomada de consciência de si, do outro e das condições concretas de existência.
Downloads
Referências
Azevedo, A. B. de, Pezzato, L.M., & Mendes, R. (2017). Formação interdisciplinar em saúde e práticas coletivas. Saúde em Debate, 41(113), 647-657.
Benjamim W. (1987). Rua de mão única. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Brasiliense.
Brasil. (2017). Ministério da Saúde. Saúde abre consulta pública para qualificar atendimento a idosos. Recuperado em 21/11/2017, de http://www.brasil.gov.br/saude/2017/11/saude-abre-consulta-publica-para-qualificar-atendimento-aidosos
Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, (19), 20-28.
Bosi, E. (1994). Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras.
Brum, E. (2006). A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial.
Capozzolo, A. A.; Casetto, S. J.; Henz, A. O. (Org.) (2013. Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. (pp. 163-186). São Paulo: Hucitec.
Capozzolo, A.A., Casetto, S.J., Imbrizi, J.M., Henz, A.O, Kinoshita, R.T., & Queiroz, M.F.F. (2014). Narrativas na formação comum de profissionais de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, 12(2), 443-456.
Coelho, M.E.M., & Ferreira, A.C. (2015). Cuidados paliativos: narrativas do sofrimento na escuta do outro. Revista Bioética, 23(2), 340-348.
Cunha, M.I. (1997). Conta-Me Agora! As Narrativas Como Alternativas Pedagógicas Na Pesquisa E No Ensino. Revista da Faculdade de Educação, 23(1-2)
Czeresnia, D. (2003). O Conceito De Saúde E A Diferença Entre Prevenção e Promoção In: Czeresnia D., Freitas. C. M. (Org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. (pp.39-53). Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.
Favoreto, C. A. O. & Camargo Jr, K. R. de. (2011). A narrativa como ferramenta para o desenvolvimento da prática clínica. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 15 (37), 473-483.
Ferreira, O. G. L., Maciel, S.C., Silva, A.O., Sá, R. C. N. & Moreira, M.A.S. P. (2010). Significados atribuídos ao envelhecimento: idoso, velho e idoso ativo. PsicoUSF, 15(3), 357-364.
Fonseca, M. J. M. (2014). Introdução à Hermenêutica de Paul Ricoeur. Recuperado em 10/08/2017 de http://www.ipv.pt/millenium/Millenium36/3.pdf
Henz, A.; Casetto, S. (2003). Orientações para o trabalho de campo. In: Capozzolo, A. et al.. (Orgs). (pp. 277-289). São Paulo: Hucitec.
Hess, R.. (2006). Momento do diário e diário dos momentos. In: Souza, E. C & Abrahão, M.H.B. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. (pp. 89-104). Porto Alegre: Editora PUCRS.
Melo, M. L. A. (2016). Contribuições da hermenêutica de Paul Ricoeur à pesquisa fenomenológica em psicologia. Psicologia USP, 27(2), 296-306.
Novoa, A. (2014). Não há conhecimento como conhecimento de nós mesmos. In: Vicentinni, A. F. & Evangelista, F. (Org). Um baú de histórias: narrativas em formação. (pp 9-11), Campinas: Mercado de letras.
Ricoeur, P. (2012). Entre tempo e narrativa: concordância/discordância. Kriterion: Revista de Filosofia, 53(125), 299-310.
Campos, R. T.& Furtado, J. P. (2008). Narrativas: utilização na pesquisa qualitativa em saúde. Revista de Saúde Pública, 42(6), 1090-1096.
Silva, L. B. de O. (2011) A interpretação hermenêutica em Paul Ricoeur: uma possível contribuição para a educação, Comunicações, 18 (2), 19-36.
Veras, R. P. (2012). Prevenção de doenças em idosos: os equívocos dos atuais modelos. Cadernos de Saúde Pública, 28(10), 1834-1840.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.