O link como fator de coerência no hipertexto jornalístico: Folha de São Paulo (Brasil) e Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha)

Auteurs-es

  • Ferdinand Miranda Reis Junior USP

Mots-clés :

link, hipertexto, tópico discursivo, coerência, textos jornalísticos, linguística contrastiva

Résumé

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o link como um tópico discursivo, fator de coerência do hipertexto. O corpus é formado por dois hipertextos jornalísticos, um brasileiro, do jornal Folha de S. Paulo, e outro proveniente de um jornal alemão, Frankfurter Allgemeine Zeitung. Ambos noticiam um mesmo evento. No âmbito da linguística contrastiva, serão tecidos pressupostos acerca dos tópicos discursivos e considerações sobre o link hipertextual. No escopo jornalístico, serão traçadas considerações sobre a notícia e o webjornalismo. Almeja-se analisar a utilização do link como elemento de coerência hipertextual e como isso pode vir a alterar a organicidade tópica de um hipertexto noticioso. A análise contrastiva dos tópicos discursivos agrupados em quadros tópicos propicia o levantamento de dados sobre especificidades interculturais, além de divergências no que tange às linhas editoriais de cada instituição jornalística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2006-06-01

Comment citer

Reis Junior, F. M. (2006). O link como fator de coerência no hipertexto jornalístico: Folha de São Paulo (Brasil) e Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 5(1), 16–33. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28329

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.