Por uma introdução à teoria da multimodalidade: uma abordagem panorâmica para professores de lingua(gem)
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9026Palabras clave:
Teoria da Multimodalidade, Leitura, Professores de lingua(gem)Resumen
Este estudo se propõe a apresentar a Teoria da Multimodalidade (TM) em uma abordagem panorâmica, focalizando-a tanto em sua constituição teórica quanto em seus desdobramentos educacionais. Assim, pretende-se oferecer um apanhado teórico-conceitual capaz de situar o professor de lingua(gem) nos estudos contemporâneos que discutem produção de sentidos em textos multimodais. Para tanto, inicialmente, se discorre sobre os subsídios teóricos que possibilitaram a emergência da TM e se selecionam subcategorias capazes de ilustrar a potencialidade de compreensão de imagens proporcionada pela teoria, a saber: i) na estrutura representacional: participantes representados e interativos; ii) no significado social: contato e distância social e iii) no significado composicional: valor da informação. Ao fim, conclui-se que a TM representa um importante suporte para o professor de lingua(gem) pensar, discutir e ensinar uma atividade eminentemente contemporânea, que deriva sobretudo do advento das tecnologias digitais, a leitura multimodal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.