O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade

Autores/as

  • Maria Christina da Silva Firmino Cervera Universidade Nove de Julho
  • Marina Buzzo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.687

Palabras clave:

Ensino-Aprendizagem;, Interacionismo sociodiscursivo;, Gênero;, Sequência didática;, Resenha crítica

Resumen

Com aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere às capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Christina da Silva Firmino Cervera, Universidade Nove de Julho

Mestre em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ”“ PUC-SP

Professora da Graduação na Universidade Nove de Julho ”“ UNINOVE

Marina Buzzo

Doutora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ”“ PUC-SP

Citas

BAKHTIN, Mikhail. (1953). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra (nova tradução a partir do russo). 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolingüísticas. Tradução de Rosalvo Pinto. Revista de Estudos da Linguagem v. 11. p. 49-69, 2003a.

______. (1997). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo, EDUC, 2003b.

______. Pourquoi et comment analyser l’agir verbal et non verbal en situation de travail? In: BRONCKART, Jean-Paul; GROUPE LAF. (Eds.). Agir et discoursem situation de travail, cahiers de la Section des Sciences de l ´Education de l ´Université de Genève, 103, Université de Genève, 2004.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

DOLZ, Joaquin; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Helena Rodrigues Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, Joaquin; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de lóral: initiation aux genres formels à l’école. Paris: ESF Éditeur (Didactique du Français), 1998.

MACHADO, Anna Rachel. Um instrumento de avaliação de material didático com base nas capacidades de linguagem a serem desenvolvidas no aprendizado de produção textual. Intercâmbio v. X. São Paulo: LAEL-PUC/SP, p. 137-147, 2001.

______. A formação de professores como locus de construção de conhecimentos científicos. In: Maria Cecília Camargo Magalhães. (Org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. (As faces da Lingüística Aplicada). Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 225-250.

______. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: José Luís Meurer; Adair Bonini; Désirée Motta-Roth. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 237-259.

______; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso v. 6, n. especial, set./dez, 2006. Disponível em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0603/09.htm>. Acesso em: 23 jan. 2007.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lílian Santos. S. Resenha. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Luís Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1845/2002.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Cultura y Educación. p. 31-41, 1996.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Helena Rodrigues Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Mercado de Letras, 2004. p. 21-39.

Publicado

2011-04-09

Cómo citar

Cervera, M. C. da S. F., & Buzzo, M. (2011). O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 23. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.687

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.