Teletandem: Possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação on-line de PLE

Autores

  • João Antonio Telles Universidade Paulista Júlio de Mesquista Filho - Assis
  • Michael J. Ferreira Georgetown University

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.899

Palavras-chave:

Teletandem;, Português língua estrangeira;, interação síncrona on-line

Resumo

Este artigo inicia-se com a apresentação dos objetivos de um projeto internacional que utiliza o teletandem em um contexto virtual, colaborativo e autônomo para a comunicação intercultural e multimodal em Português - Língua Estrangeira (PLE). Em seguida, analisamos os dados estatísticos oferecidos pelo site do projeto, tentando oferecer algumas inferências que mostram a relação entre as possibilidades, as dificuldades e, acima de tudo, a abrangência de um projeto que visa à promoção do interesse e da aprendizagem de PLE em vários países. Os resultados da análise mostram: (a) a importância de um site para divulgação e expansão do aprendizado de PLE com um baixo custo; (b) diferentes níveis de interesse de certos países em PLE; (c) a importância do estabelecimento e da manutenção de contatos com departamentos de PLE de algumas universidades com o intuito de expandir o ensino e a aprendizagem de PLE; e (d) a importância de vários procedimentos de gerenciamento para manter o contato e o interesse desses departamentos para projetos de colaboração on-line com o Brasil.

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Biografia do Autor

João Antonio Telles, Universidade Paulista Júlio de Mesquista Filho - Assis

Professor Doutor e Livre-Docente do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores; pesquisador bolsista FAPESP ”“ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Michael J. Ferreira, Georgetown University

Professor Doutor e Livre Docente do Departamento de Espanhol e Português.

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Publicado

2011-12-08

Como Citar

Telles, J. A., & Ferreira, M. J. (2011). Teletandem: Possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação on-line de PLE. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(2), 79. https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.899